Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/18 às 19h09 - Atualizado em 20/07/18 às 19h17

Perguntas frequentes Codeplan

Qual a missão da Codeplan?

Produzir e disseminar informações, estudos e análises econômicas, sociais, demográficas, cartográficas, georreferenciadas, urbanas, regionais e ambientais sobre o Distrito Federal e sua área de influência; analisar e avaliar políticas públicas implementadas pelo Governo do Distrito Federal.

A Codeplan é um órgão de planejamento, pesquisas e estudos socioeconômicos, cuja produção técnica contribui para o planejamento integrado do Distrito Federal e sua região de influência, especialmente os municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e a Área Metropolitana de Brasília (AMB).

 

Quais pesquisas são realizadas pela Codeplan?

 

Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED

 Objetivo – levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente e implantado no Distrito Federal em novembro de 1991. Oferece indicadores com vistas à elaboração de políticas públicas voltadas para o mercado de trabalho.

A pesquisa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal – SEDESTMIDH e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.

 

Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD

Objetivo – levantar, a cada biênio  a situação socioeconômica, demográfica e de moradia dos residentes nas áreas urbanas das Regiões Administrativas do Distrito Federal. A pesquisa já foi realizada em 2004, 2011, 2013 e 2015.  A Codeplan está, desde março de 2018, realizando nova edição da pesquisa nas RAs, cujos resultados deverão ser divulgados no final de 2018.

 

Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios – PMAD

Objetivo – Conhecer melhor a situação socioeconômica, demográfica e de moradia da população urbana residente em cada um dos municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB), integrantes da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB). Constituem-se objeto da   pesquisa as áreas urbanas de 12 municípios goianos próximos ao DF, a saber: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Os resultados da pesquisa irão suprir a carência de dados e informações sobre os municípios, subsidiando os governos do Distrito Federal e de Goiás no planejamento e na tomada de decisões, bem como os demais órgãos públicos, privados e organismos envolvidos com a questão do desenvolvimento socioeconômico da Área Metropolitana da capital do país.

 

Produto Interno Bruto do Distrito Federal – PIB/DF

Objetivo – O Produto Interno Bruto (PIB) caracteriza-se como principal indicador para análise de desempenho econômico de uma região ou país. Representa a soma de bens e serviços finais produzidos durante determinado período de tempo, permitindo mensurar a renda gerada na economia pelos diversos agentes produtores.

Os resultados para o Produto Interno Bruto – PIB integram o Sistema de Contas Regionais do Brasil, projeto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística. No DF, a Codeplan é a instituição oficial e a responsável pelo cálculo do PIB do Distrito Federal.

O PIB é divulgado sempre no mês de novembro. A defasagem temporal de dois anos entre a divulgação dos resultados do PIB e o período a que se referem os dados se deve à defasagem observada na disponibilidade das informações das pesquisas estruturais anuais, produzidas pelo IBGE, que só ficam totalmente acessíveis aproximadamente 18 meses após o encerramento do exercício das empresas pesquisadas. Essas informações estruturais são incorporadas à base de dados tanto das Contas Nacionais quanto das Regionais e, só a partir de então, assumem o caráter definitivo, condição para os resultados do PIB das Unidades da Federação serem encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal – IDECON

Objetivo – Consiste em um indicador de acompanhamento trimestral da atividade econômica local ao longo do ano, fornecendo informações sobre a expansão, estabilidade ou contração da economia do Distrito Federal, expressa pela variação da estimativa do volume produzido em cada trimestre, em relação à estimativa de igual período do ano anterior. É elaborado pela Codeplan com o objetivo de preencher a falta de informações atualizadas do desempenho da economia local, dada a defasagem da divulgação dos resultados das Contas Regionais do Distrito Federal, relativas ao PIB/DF.

 

Portal “Brasília em Números

Objetivo – prover informações relevantes para gestores públicos, imprensa e cidadãos em geral, com fácil usabilidade. A ferramenta ganhou novas aplicações e um novo modelo de gestão.  Reúne dados socioeconômicos do Distrito Federal

 

Portal “Brasília em Mapas”

Objetivo – disponibilizar ferramentas para visualizar e analisar dados espaciais do Distrito Federal.  Busca tornar cada vez mais acessíveis informações geográficas para toda a população brasiliense.

Compõe-se de um Catalogo de Mapas da Codeplan (metadados), criado para compartilhamento de mapas e informações geográficas geradas nas pesquisas realizadas pela Companhia; por um portal que traz o mapeamento da cobertura da terra com imagens de satélite de 1984 a 2015, fundamental para compreender a dinâmica do funcionamento da paisagem e auxiliar nas tomadas de decisão de ordenamento territorial do DF; pelo Geoserviços, por meio do qual a Codeplan disponibiliza o serviço WMS (Web Map Service) das ortofotos do Distrito Federal e, finalmente, pelo Geocode,  um serviço de localização de endereços, desenvolvido, originalmente, a pedido da Controladoria Geral do Distrito Federal.

 

Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal – SIEDF

Objetivo – organizar, de forma sistêmica, os dados estatísticos gerados nos órgãos do Governo do Distrito Federal e em outras organizações governamentais e privadas, permitindo sua integração e compartilhamento.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br