Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/07/18 às 19h09 - Atualizado em 23/09/20 às 16h35

Perguntas frequentes Codeplan

Qual a missão da Codeplan?

Produzir e disseminar informações, estudos e análises econômicas, sociais, demográficas, cartográficas, georreferenciadas, urbanas, regionais e ambientais sobre o Distrito Federal e sua área de influência; analisar e avaliar políticas públicas implementadas pelo Governo do Distrito Federal.

A Codeplan é um órgão de planejamento, pesquisas e estudos socioeconômicos, cuja produção técnica contribui para o planejamento integrado do Distrito Federal e sua região de influência, especialmente os municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e a Área Metropolitana de Brasília (AMB).

 

Principais pesquisas realizadas pela Codeplan:

 

Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED

Objetivo – levantamento domiciliar contínuo, realizado mensalmente e implantado no Distrito Federal em novembro de 1991. Oferece indicadores com vistas à elaboração de políticas públicas voltadas para o mercado de trabalho.

A pesquisa é realizada em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.

 

Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD

Objetivo – levantar, a cada biênio  a situação socioeconômica, demográfica e de moradia dos residentes nas áreas urbanas das Regiões Administrativas do Distrito Federal. A pesquisa já foi realizada em 2004, 2011, 2013, 2015 e 2018.

 

Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios – PMAD

Objetivo – Conhecer melhor a situação socioeconômica, demográfica e de moradia da população urbana residente em cada um dos municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB), integrantes da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB). Constituem-se objeto da   pesquisa as áreas urbanas de 12 municípios goianos próximos ao DF, a saber: Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Cocalzinho, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Os resultados das pesquisas já realizadas suprem a carência de dados e informações sobre os municípios, subsidiando os governos do Distrito Federal e de Goiás no planejamento e na tomada de decisões, bem como os demais órgãos públicos, privados e organismos envolvidos com a questão do desenvolvimento socioeconômico da Área Metropolitana da capital do país.

 

Produto Interno Bruto do Distrito Federal – PIB/DF

Objetivo – O Produto Interno Bruto (PIB) caracteriza-se como principal indicador para análise de desempenho econômico de uma região ou país. Representa a soma de bens e serviços finais produzidos durante determinado período de tempo, permitindo mensurar a renda gerada na economia pelos diversos agentes produtores.

Os resultados para o Produto Interno Bruto – PIB integram o Sistema de Contas Regionais do Brasil, projeto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística. No DF, a Codeplan é a instituição oficial e a responsável pelo cálculo do PIB do Distrito Federal.

O PIB é divulgado sempre no mês de novembro. A defasagem temporal de dois anos entre a divulgação dos resultados do PIB e o período a que se referem os dados se deve à defasagem observada na disponibilidade das informações das pesquisas estruturais anuais, produzidas pelo IBGE, que só ficam totalmente acessíveis aproximadamente 18 meses após o encerramento do exercício das empresas pesquisadas. Essas informações estruturais são incorporadas à base de dados tanto das Contas Nacionais quanto das Regionais e, só a partir de então, assumem o caráter definitivo, condição para os resultados do PIB das Unidades da Federação serem encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal – IDECON

Objetivo – Consiste em um indicador de acompanhamento trimestral da atividade econômica local ao longo do ano, fornecendo informações sobre a expansão, estabilidade ou contração da economia do Distrito Federal, expressa pela variação da estimativa do volume produzido em cada trimestre, em relação à estimativa de igual período do ano anterior. É elaborado pela Codeplan com o objetivo de preencher a falta de informações atualizadas do desempenho da economia local, dada a defasagem da divulgação dos resultados das Contas Regionais do Distrito Federal, relativas ao PIB/DF.

 

InfoDF

Objetivo –  O  #InfoDF,  portal desenvolvido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), tem por objetivo organizar, de forma sistêmica, os dados estatísticos gerados nos órgãos do GDF por meio do Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal, modificado pelo decreto nº 39.993, de 06 de agosto de 2019.

 

Com a versão mobile e novo layout, o brasiliense conseguirá acessar em poucos cliques, informações estatísticas sobre população, educação, cultura, saúde, trabalho, segurança e mulher, além de aspectos econômicos, ambientais e urbanos do DF. O portal apresenta ainda uma área de comparativos, dados sobre a região metropolitana de Brasília, monitor do mercado de trabalho da capital e informações geográficas do Distrito Federal.

 

Parte dos dados é de autoria da própria Codeplan, obtidos por meio de suas pesquisas. As demais informações são cedidas pelo órgão responsável por cada indicador. Como, por exemplo, o indicador “energia”, disponibilizado pela Companhia Energética de Brasília; indicadores “água e saneamento” e “esgotos” pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal; entre outros.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br