Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/13 às 15h08 - Atualizado em 29/10/18 às 11h49

Pesquisa da Codeplan mostra autonomia de Planaltina

A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) sobre Planaltina, divulgada hoje pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), aponta que a região administrativa está crescendo com fôlego próprio e capacidade de atender bem os seus habitantes.

“Apesar de ser uma área de explosão demográfica, Planaltina tem mantido a qualidade dos serviços aos seus habitantes, consolidando-se como uma cidade com elevado grau de autonomia”, afirmou o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya.

Nos últimos dois anos, Planaltina cresceu a uma taxa de 5,72% ao ano, alcançando uma população estimada para 2013 de 180.848 habitantes. Do total de residentes, 92,12% utilizam o hospital da própria RA.

Outro dado positivo é que 87% dos alunos estudam na própria região administrativa e, de seis a 14 anos, não há crianças fora da escola.

O nível de escolaridade avançou. De 2011 a 2013, a proporção de moradores com nível superior completo subiu de 4,39% para 5,11% do total. Enquanto isso, a de analfabetos caiu de 3,19% para 2,75%.

Planaltina 600

“Com cinco instituições de ensino superior, Planaltina já é um polo universitário, influenciando positivamente o desenvolvimento também de outras cidades da Área Metropolitana de Brasília”, destacou o administrador da RA, Nilvan Pereira de Vasconcellos.

A infraestrutura da cidade se revela de boa qualidade: a rede de abastecimento de água contempla 99,13% dos domicílios; a de energia elétrica, 99,90%; o serviço público de coleta de lixo, 99,69%.

Segundo a economista da Codeplan Iraci Peixoto, o resultado da PDAD mostra que a população não apenas reside, mas de fato vive na cidade. A economista destacou o fato de o comércio atender às necessidades de aquisição dos moradores, que compram até 98% do que consomem na própria região administrativa.

“A pesquisa constata que a cidade está pujante, com crescimento cada vez mais forte, e vemos isso pelas redes comerciais que estão se estabelecendo em Planaltina. Desde o início de 2012, já concedemos 3,8 mil alvarás de funcionamento”, acrescentou o administrador da RA.

Texto: Mariana Mainenti Gomes e Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br