Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/12/12 às 18h00 - Atualizado em 29/10/18 às 11h49

Pesquisa nacional do IBGE ajudará Estados a acompanhar melhor setor de Serviços

A Codeplan participa em Fortaleza do XVII Encontro Nacional da ANIPES – Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística, este ano voltado para a discussão da avaliação das políticas públicas.

Pela manhã, a presidente do IBGE, Wasmália Bivar destacou os trabalhos do instituto, ressaltando as parcerias com os estados e instituições de pesquisa e estatística.

 

“Praticamente tudo que se fala em políticas sociais no Brasil está baseado nos dados da PNAD, mas esse formato de pesquisa domiciliar está ultrapassado para as necessidades do Brasil”, disse ela. Para melhorar a coleta de dados, o IBGE vai realizar a PNAD contínua, com visitas a até 3 mil municípios, o que vai permitir o detalhamento de algumas informações. O instituto vai implementar outras pesquisas contínuas, além de uma pesquisa de serviços.

 

Esta pesquisa de serviços, a ser iniciada em 2013, será mensal e desenhada para produzir informações estaduais. Hoje, as pesquisas do instituto têm características nacionais.

Segundo Sandra Regina Andrade, coordenadora do Núcleo de Contas Regionais da Codeplan, essa nova pesquisa contribuirá para o detalhamento das informações, especialmente no caso do Distrito Federal em que o setor Serviços tem uma participação de 93% na economia local.

 

Ela acredita que a Companhia possa utilizar os primeiros resultados da pesquisa já em 2013, para o cálculo do IDECON, e, a partir de 2014, nos cálculos das Contas Regionais, especialmente o Produto Interno Bruto para o Distrito Federal.

 

Ascom/Nilva Rios

 

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br