Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/01/20 às 18h40 - Atualizado em 26/03/20 às 16h21

Pesquisas em andamento

 

A realização de pesquisas com a população de Brasília e Entorno é uma atividade frequente da Codeplan. As pesquisas são feitas por telefone ou presenciais, a depender do objetivo a ser alcançado.

 

Nos casos das pesquisas presenciais, os pesquisadores (empregados ou contratados da Codeplan) sempre se apresentam com seus documentos de identificação (crachá e documento pessoal), informando ao pesquisado o objetivo da pesquisa.

 

Responder as perguntas é de grande importância não só para a Codeplan como para a própria população, pois os resultados das pesquisas são analisados e orientam o governo a desenhar políticas públicas adequadas à realidade da população.

 

As pesquisas guardam sempre o sigilo dos entrevistados.  A Codeplan não solicita que o  pesquisado apresente documento pessoal nem informe sobre dados bancários. Portanto, em caso de dúvida, entre em contato com a Companhia, pelo telefone (61) 3342-1552.

 

As pesquisas atualmente em andamento são as seguintes:

 

Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD)

Trabalho em campo: coleta de dados finalizada e, agora, está na fase de checagem das informações colhidas.

Objetivo: a PMAD investiga aspectos demográficos, migração, condições sociais e econômicas, situações de trabalho e renda, características do domicílio, condições de infraestrutura urbana, entre outras informações, de modo a oferecer um diagnóstico detalhado da situação atual dos 12 municípios integrantes da Área Metropolitana de Brasília.

 

Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)

Trabalho em campo: a partir de fevereiro/2020, mas a coleta de dados em campo está suspensa em virtude da pandemia de coronavírus. Será retomada assim que possível.

Objetivo: a PED acompanha mensalmente o mercado de trabalho do Distrito Federal, apresentando dados sobre emprego, desemprego e rendimentos da população. A pesquisa existe desde 1992 e, além de Brasília, passará a coletar dados dos 12 municípios integrantes da Área Metropolitana de Brasília.

 

Pesquisa com profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal

Previsão de trabalho em campo: até o final de março/2020

Modo de aplicação: questionário online na plataforma Limesurvey

Objetivo: a pesquisa tem a finalidade de conhecer a percepção dos profissionais da Educação Básica do Distrito Federal sobre evasão escolar e estratégias de prevenção ao suicídio entre adolescentes e jovens. Os resultados serão utilizados para contextualizar a análise de evidências sobre os temas e, posteriormente, farão parte de estudos em elaboração que poderão ser utilizados pela Secretaria de Educação para a criação de estratégias futuras para lidar com essas questões.

 

Pesquisa no Setor Primavera

Previsão de trabalho em campo: entre março e abril/2020

Objetivo: a Pesquisa no Setor Primavera avalia as características socioeconômicas dos moradores da região.

 

Pesquisa CNPJ    

Previsão de trabalho em campo: até o final de abril/2020

Objetivo: a pesquisa de CNPJ verifica se as empresas estão ativas ou inativas, para  utilização em futuras pesquisas e estudos realizados pela Codeplan.

 

Foto da chamada: Gabriel Jabur/Agência Brasília.

 

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br