Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/04/16 às 17h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h49

PMAD traça perfil socioeconômico dos municípios da AMB

A Codeplan divulgou realizou nesta quarta, 13, os primeiros resultados da segunda edição da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD), para as cidades de Valparaíso de Goiás e Planaltina. A coleta de informações foi realizada em junho e agosto de 2015.

O diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Companhia, Bruno de Oliveira Cruz, explicou o objetivo do trabalho, afirmando que “a ideia é tentar conhecer um pouco mais desses municípios que compõem a Área Metropolitana de Brasília, fornecendo subsídios para os gestores para um melhor planejamento das políticas públicas”.

Em ambas as cidades, a pesquisa registrou o elevado número de trabalhadores que se deslocam diariamente para o Distrito Federal, especialmente o Plano Piloto, para trabalharem. Em Planaltina, cerca de 53% trabalham no DF, com 44% desenvolvendo suas atividades no Plano Piloto. O tempo gasto para o deslocamento até o trabalho é, em média, de 73min. O modal mais utilizado é o ônibus, com 79%.

Já em Valparaíso, cerca de 54% trabalham no DF, destes 42% trabalham no Plano Piloto. O tempo gasto para o deslocamento até o trabalho é, em média, de 79min e o meio de transporte mais utilizado também é o ônibus, com 63% da preferência.

Para Planaltina, a pesquisa mostrou que a maioria da população é negra, 73%, e solteira, 41%. Além disso, a população tem baixa escolaridade. Apenas 3% possui nível superior completo.

Em de Valparaíso de Goiás, o perfil médio da população é de mulheres com idade entre 15-59 anos. A rede elétrica é praticamente universalizada e o esgotamento sanitário ainda conta com fossas rudimentares e esgoto a céu aberto, mas em baixa proporção.

A pesquisa apontou dados similares para os dois municípios como, por exemplo, o setor da atividade econômica que mais emprega: o setor terciário é mostrou-se mais forte, empregando 81% da população ocupada em Planaltina e 82% em Valparaíso de Goiás. Outra semelhança é a carência de plano de saúde. Nas duas cidades, poucas pessoas declararam dispor de plano: 13% em Planaltina e 21% em Valparaíso.

Durante a apresentação, a estudante Carolina Portela, de 17 anos, representando os agentes de coleta da pesquisa, agradeceu a oportunidade do seu primeiro emprego e comoveu os presentes com o seu discurso sobre sua experiência de ter trabalhado na PMAD.

“Participar desse estudo foi um grande desafio, mas foi gratificante, pois sinto que estou ajudando a escrever a história da minha cidade. Essa pesquisa representa a esperança dos pesquisadores e pesquisados, reflete o sonho de ter uma cidade desenvolvida e estruturada”, disse ela.

Os prefeitos de Valparaíso de Goiás e de Planaltina, Lucimar Nascimento e Élis Freitas, agradeceram a parceria com a Codeplan, destacando a importância dos dados para a gestão e elaboração das políticas públicas das duas cidades.

O Presidente da Codeplan, Lucio Rennó, agradeceu a parceria com a Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e com o governo de Goiás, sem a qual a pesquisa não seria possível, exaltando os demais municípios a continuarem com afinco na parceria, pois a expectativa é de divulgar os demais resultados até o meio do ano. Rennó . Ele agradeceu e ressaltou o importante trabalho dos agentes de coletas disponibilizados pelas prefeituras das cidades.

Além de técnicos da Codeplan, do GDF, e do Governo Federal, participaram ainda do evento, representantes da sociedade civil, como o presidente da Fecomércio, Ademir Santana, prefeitos, secretários e servidores dos municípios da AMB, e a assessora especial da Governadoria do Estado de Goiás, Sônia Chaves, que veio representando o governador Marconi Perillo.

Veja os dados da pesquisa

Texto: Nilva Rios, com Ana Carolina Alves
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br