Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 14h34 - Atualizado em 29/10/18 às 12h14

Preocupações

  • Osvaldo Russo

Diretor de Estudos e Políticas Sociais da Codeplan

Nos últimos dez anos, as políticas sociais empreendidas pelo governo brasileiro foram capazes de retirar da pobreza 40 milhões de pessoas e incorporar 18 milhões ao mercado formal de trabalho. Agora, 16 milhões de brasileiros estão saindo da pobreza extrema.
Mas com todos esses avanços sociais preocupa-me que muitas pessoas idosas estão sofrendo as adversidades do abandono. Igualmente, preocupa-me que muitas crianças e adolescentes, além de precocemente trabalhando, estão também fora da escola e muitas delas violentadas e exploradas, inclusive pela barbárie do “mercado do sexo”.

Preocupa-me o preconceito e o racismo sofridos pelas pessoas no acesso a melhores empregos e remunerações. Preocupa-me a situação dos muitos jovens no meio rural que buscam uma vida melhor nas grandes cidades por falta de acesso à terra, ao trabalho, à educação, à cultura e à saúde de qualidade no campo. Preocupam-me o tráfico de drogas e a criminalidade em geral. Preocupa-me o crescimento do número de jovens dependentes das drogas e, em particular, do crack, criando uma geração perdida.

Preocupa-me que uma parte da elite política brasileira está menos preocupada com essas questões e mais interessada na disputa reducionista do poder pelo poder, negando as conquistas populares. Em 2002, essa elite dizia que o PT, pela sua incapacidade de fazer alianças amplas, não conseguiria governar. Por seu “esquerdismo e incompetência”, fracassaria na gestão da economia brasileira inserida no mundo globalizado.

Ao contrário, destacando-se mundialmente, o Brasil avançou e melhorou a vida dos brasileiros. Essa elite errou e continua errando: Lula não só foi eleito e reeleito como elegeu Dilma. Diante da possibilidade de reeleição da presidenta, preocupa-me, agora, que essa elite, arrogante e sem horizonte, passe a apostar no apocalipse.

Artigo publicado no Jornal de Brasília em 30/12/2012

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br