Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/11/14 às 20h53 - Atualizado em 29/10/18 às 11h48

Presidente do IPEA fala no lançamento da revista Brasília em Debate

A 8ª edição da revista Brasília em Debate, publicada trimestralmente pela Companhia, tem como tema central “A pesquisa como subsídio ao Planejamento” e destaca o XIX Encontro Nacional e I Encontro Internacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística.

Sergei Soares, presidente do IPEA e entrevistado principal da oitava edição da revista Brasília em Debate, participou hoje (14) do lançamento da publicação e abordou o papel e a atuação das instituições de pesquisa, estatística e planejamento e a importância delas para a sociedade: “o objetivo das instituições públicas de planejamento é assessorar o governo com base em pesquisas criteriosas que forneçam subsídio para o aprimoramento de políticas públicas”.

De acordo com Soares, a pesquisa é um serviço indispensável para o governo. Todavia, é preciso que os dados coletados sejam apropriados pelos gestores públicos para que tenham efetividade dentro da administração pública: “os estudos realizados devem ter qualidade e, sobretudo, relevância social. Fundamental, também, é que os agentes governamentais estejam atentos a esses trabalhos”.

Para ampliar a capacidade de planejamento dos diversos níveis de governo e consolidar o papel das instituições de pesquisa, o presidente do IPEA defende a construção de um entendimento mútuo entre os órgãos. Segundo ele, o maior desafio da Anipes (Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística) é fortalecer suas instituições filiadas: “já houve um grande avanço, atualmente a Anipes realiza encontros anuais com suas instituições filiadas, e isso tem construído uma convergência entre elas”.

Júlio Miragaya – Presidente da Codeplan – destacou a importância das instituições de pesquisa e planejamento para além da gestão pública: “os nossos estudos são fundamentais não só para o governo, mas também para organizações da iniciativa privada e diversos segmentos da sociedade civil, como pesquisadores independentes e estudantes”. Miragaya argumentou a favor da separação entre instituições públicas de planejamento e política. Segundo ele, é necessário respeitar a autonomia das organizações e não deixar os interesses políticos interferirem na sua credibilidade.

O gerente de Base de Dados da Codeplan, Jusçanio Souza, lembrou outro papel fundamental das instituições de planejamento: a qualificação técnica de especialistas do ramo de pesquisa e estatística. Um corpo técnico capacitado, segundo ele, é a base para a eficiência das organizações da área.

No debate aberto ao público foram abordados alguns dos setores contemplados pelos estudos das instituições de planejamento e pesquisa, como a educação, a economia, a vulnerabilidade social e a agricultura. Foi unânime na discussão que o trabalho dessas organizações é de fundamental valor para a melhoria dos serviços públicos e privados que atendem a sociedade. Entender a realidade de um determinado local é um importante passo para transformá-lo.

Leia a revista na íntegra aqui.

Texto: Júlio Poloni
Foto: Mauro Moncaio

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br