Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/05 às 19h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h48

Programa Cuidar Sempre é destaque no Senado Federal

(11/10/2005 – 16:01)

O programa “Cuidar Sempre” da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) foi destaque no Senado Federal em pronunciamento, na sexta-feira (07), do senador Mozarildo Cavalcanti do PTB-RR, em virtude ao Dia Internacional de Cuidados Paliativos (08 de outubro).
Durante o discurso, o senador destacou o programa “Cuidar Sempre” como única unidade de Federação a implantar um programa de assistência ao paciente com câncer avançado, na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa também foi destaque em matéria de jornal, no final de semana e na revista da Associação médica, que lembrou das ações desenvolvidas pelo “Cuidar Sempre”.
 
Entre as diretrizes do programa “Cuidar Sempre”, que promove cuidados paliativos, estão: a melhora da qualidade de vida residual do paciente; o alívio da dor e outros sintomas; o apoio psicológico, social e espiritual do doente e da família durante a doença e o luto; o respeito a autonomia e os valores da pessoa doente e o cuidar do paciente até o seu último momento.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos são aqueles que consistem na assistência ativa e integral a pacientes cuja doença não responde mais ao tratamento curativo, sendo o principal objetivo a garantia da melhor qualidade de vida, tanto para o paciente, como para seus respectivos familiares. A medicina paliativa irá atuar no controle da dor e promover o alívio nos demais sintomas que os pacientes possam desenvolver.
 
O programa “Cuidar Sempre” da Coordenadoria de Câncer da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF)  é coordenado pela gerente de cuidados paliativos da Coordenação de Câncer da SES, Zali Neves da Rocha, que é membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. O programa tem como colaboradora a CODEPLAN que, atualmente, acompanha mais de 500 pacientes com câncer avançado. A SES está na fase final de elaboração de um manual de cuidados paliativos oncológicos, para os profissionais de saúde.

Secretaria de Saúde do DF

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br