Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 17h10 - Atualizado em 29/10/18 às 12h14

Público e privado

Júlio Miragaya
Presidente da Codeplan e Conselheiro do Conselho Federal de Economia

No Brasil, disseminou-se o conceito de que atividades desenvolvidas pelo setor público são ineficientes enquanto o setor privado prima pela eficiência. Será verdade?
Todas as companhias aéreas do País são privadas e o serviço prestado é tido como péssimo, com constantes atrasos, voos cancelados, além dos preços abusivos. No entanto, não se ouve dizer que é ruim porque trata- se de empresas privadas. Aliás, a Vasp “viveu” 57 anos como empresa pública, foi privatizada em1992 e faliu 13 anos depois.
Critica-se a estatal Infraero pela gestão dos aeroportos, mas a passagem da gestão do Aeroporto de Brasília para a concessionária privada melhorou ou piorou o atendimento?
Os exemplos são inúmeros. Os bancos privados, além de praticarem juros e tarifas extorsivas, acima das praticadas pelos bancos públicos, costumam dar “calotes ” em seus clientes em seus processos falimentares. A telefonia, cuja “privatização” foi tão exaltada na Era FHC, tornou-se recordista em reclamações, com serviço ruim e o mais caro do mundo. E o que ocorreu com as sete empresas do Grupo EBX, do maior capitalista do País?
Em contrapartida, temos empresas públicas que são referências no mundo, como a Petrobras (campeã mundial em exploração de petróleo em águas profundas), Banco do Brasil, BNDES e Embrapa. Empresas como a Embraer e a Vale nasceram e se consolidaram como empresas públicas antes de serem “doadas”.
Em nossa vizinha, a Argentina, o ex-presidente Menem, nos anos 1990, privatizou quase tudo e o país quebrou. Entre 2003 e 2012, contudo, ancorada no fortalecimento do Estado, a economia cresceu mais de 100% (7,2% ao ano), com várias empresas sendo reestatizadas, como a petrolífera YPF.
A demonização do “público” e a idolatria do “privado” visa, sobretudo, a abrir maior espaço para o grande capital, criando na sociedade um ambiente favorável às privatizações.

 

Jornal de Brasília,30.01.2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br