Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/16 às 18h26 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Segundo colocado apresenta trabalho: Brasília, uma cidade centenária

A Codeplan recebeu Henrique Lara nesta quinta-feira, 19, para apresentação de seu trabalho “Brasília, uma Cidade Centenária”. Ele foi o segundo colocado do Primeiro Prêmio Codeplan de Monografias, com um prêmio financeiro e publicação de seu trabalho para a série Texto para Discussão.

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó, disse da satisfação em receber o segundo colocado no I Prêmio Codeplan de Monografias, realizado pela Companhia em dezembro do ano passado. “O prêmio visa estimular a produção de conhecimento sobre o desenvolvimento econômico e social do DF, pensando em questões urbanas e ambientais”.

Ao agradecer a Companhia pela iniciativa do concurso, Henrique Lara disse que apesar de sua vida ter tomado outro rumo, as questões urbanísticas sempre permearam a sua vida, por isso escreveu sobre o tema.

Lara explicou que escolheu o título do trabalho a fim de chamar atenção: será que ele estaria falando do passado ou futuro? “Eu acredito que os caminhos trilhados até aqui nos delimitam um pouco do que a nossa cidade é, do que ela tem como potencial e como poderemos trabalhar sobre ela”. O seu trabalho está sintetizado, tendo em a formação da cidade, caracterização da metrópole, novo eixo da integração, em Brasília, uma cidade centenária e em projeção futura. A concepção urbana, de acordo com Lara, apoiou-se em quatro pontos: segurança, progresso, nova capital e integração.

Segundo o autor, desde a vinda da família real, em 1808 até 1822 – tendo como referência José Bonifácio que trouxe a noção de integração nacional, de levar a capital para o interior, outras iniciativas foram surgindo até a Era JK. De acordo com o estudo, a Capital do Brasil foi planejada para ser uma cidade administrativa, mas vem mudado isso. Ela tende a ganhar nova dimensão também no setor privado, com o desenvolvimento do polo na Avenida Interbairros e utilização das vantagens logísticas paraos incrementos dos setores industrial e agropecuário.

“A cidade não é mais tão administrativa. O plano piloto tem o potencial para ocupar toda a administração pública, distrital, e outras atividades de maior valor agregado”, disse ele. “O resto do DF também possui esse potencial”, afirmou.

O estudo destacou também o fato do país estar cada vez menos dependente do Eixo Rio de Janeiro – São Paulo, passando a ter cinco ou mais regiões autônomas, cabendo a Brasília, entre outras metrópoles nacionais, o papel dirigente na hierarquia urbana.

Lara mencionou ainda três fatores principais que tornariam Brasília uma cidade centenária: Governança, Fóruns Sociedade e revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Porém, segundo ele, isso só acontecerá com a Capital em meados de 2060. “É preciso planejar o desenvolvimento da cidade até lá, ganhando projeção nacional e consequentemente internacional”, completou.

Por fim, Rennó parabenizou o premiado pelo trabalho e se disse contente com o resultado dos estudos apresentados no I Prêmio Codeplan de Monografias.

Veja o trabalho aqui.

Texto: Eliane Menezes, com Ana Carolina Alves

Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br