Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/13 às 17h09 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Seminário discute projeções demográficas para 2030

Foi aberto nesta manhã o seminário sobre as projeções demográficas no DF e na AMB para 2030 e o impacto desse crescimento nas demandas nas áreas de emprego, educação, saúde, transporte e habitação, realizado pela Codeplan no auditório do UniCEUB.

A temática desta manhã foi a questão do emprego em 2030. Qual é a “cara” de Brasília”? Com essa pergunta, a especialista em mercado de trabalho, Débora Barem, da Universidade de Brasília, chamou a atenção para a necessidade de se definir o perfil das atividades econômicas para o Distrito Federal e toda a área que o circunda e a partir daí qualificar as pessoas.

Segundo Júlio Miragaya, presidente da Codeplan, para 2030, estima-se um crescimento da População Economicamente Ativa em 967 mil pessoas, gerando a necessidade de se criar, somado à demanda da periferia do DF, cerca de 1 milhão de novos empregos até 2030, um número preocupante para os debatedores e os participantes do encontro.

Uma das saídas apontadas foi a qualificação da mão de obra, com valorização do ensino técnico. “Precisamos mudar a cultura e valorizar o curso técnico e capacitar, efetivamente, as pessoas para que tenham um diferencial no mercado de trabalho”, disse Débora Barem.

Para Marcos Barbosa, da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal, o governo vem investindo nessa capacitação e no incentivo ao microcrédito, de forma a qualificar a mão de obra e descentralizar as atividades do Plano Piloto, região de maior concentração dos empregos.

Para Max Leno, do Dieese, há um incremento nas ocupações, especialmente no setor Serviços, com uma mudança no perfil ocupacional mas ainda precisa-se repensar Brasília.

O seminário continua nesta tarde, com temas voltados à educação e saúde.

Participe. Os debates ocorrem no auditório do UniCEUB, bloco 3.
 

Texto:  Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br