Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/05 às 20h05 - Atualizado em 29/10/18 às 11h47

Sobradinho II recebe Ouvidoria Itinerante pela 3ª vez

(05/08/2005 – 17:05)

  Foto: Codeplan
Ouvidoria08JPG1
Os 71.805 habitantes de Sobradinho II terão a sua disposição na próxima segunda-feira, dia 8, a unidade móvel de Ouvidoria do Governo do Distrito Federal. Esses moradores apresentam uma característica peculiar ao cenário nacional, ou seja, a maioria de seus cidadãos são mulheres (52,2%). Até o dia 12, eles vão contar, pela 3ª vez, com o serviço da unidade móvel. Dessa vez, os moradores dos condomínios próximos ao Posto Contagem também terão acesso a os atendimentos. Especificamente no dia 8, o caminhão estará estacionado neste local.  

A Ouvidoria Itinerante, idealizada pelo Governador do Distrito Federal, tem o objetivo de ir aonde o povo está. O trabalho é executado pela CODEPLAN, em  parceria com a Corregedoria-Geral do DF e administrações regionais. Está equipada com toda  infra-estrutura para registrar reclamações, sugestões, críticas, elogios, opiniões, solicitações de serviços e melhorias para a cidade.  

CARACTERIZAÇÃO SOBRADINHO II – Segundo a CODEPLAN, no início da década de 1990 foi criado o núcleo habitacional Sobradinho II como parte integrante da Região Administrativa V – Sobradinho, como conseqüência do Programa de Assentamento de População de Baixa Renda, que tinha como objetivo transferir as pessoas que moravam em um mesmo lote e também fixar os moradores das invasões do Ribeirão Sobradinho e Lixão. Em 27 de janeiro de 2004, com a Lei nº 3.314, Sobradinho II foi desmembrado de Sobradinho e transformado na Região Administrativa XXVI, sendo que os limites das duas regiões ainda não estão definidos, uma vez que se encontram em fase de estudo.  

Ainda conforme a CODEPLAN, o total de domicílios encontrados ali é de 18.518, sendo que o número médio de moradores por domicílio urbano é de 3,9 pessoas. O tipo de domicílio predominante é a casa, que representa 90,6%, sendo que também foi encontrada pela pesquisa efetuada pela Companhia 6,7% de barracos. A renda domiciliar média da população do Sobradinho II hoje é da ordem de R$1.698,30 – 6,5 Salários Mínimos – SM, a renda per capita é de R$437,71 – 1,7SM.

De acordo com o Ouvidor da CODEPLAN, Francisco Ferola, desde o início de seu funcionamento, em junho de 2002, a Ouvidoria Itinerante já acolheu cerca de 41 mil solicitações nas diversas localidades por onde passou, visando melhorias para a população. Policiamento nas ruas, asfalto, saneamento básico e médico para os postos de saúde são destaques entre os pedidos das comunidades visitadas.  

Confira, abaixo, as localidades em que a Ouvidoria estará atuando, em Sobradinho II:  

8 e 9 de agosto – Estacionamento do Posto Contagem;
10 de agosto – Estacionamento da Feira Permanente;
11 de agosto – AR 10 – Estacionamento do Supermercado Supermais;
12 de agosto – AR 17 – Estacionamento do Posto de Saúde.  

Mais informações pelo telefone 156, de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, sábado, domingo e feriado, de 8h às 18h, ou na Administração Regional de Sobradinho II: 3483-3131.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br