Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/04 às 21h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h46

Telematrícula realiza mais de 61 mil inscrições

(07/12/2004 – 18:50)

TelematriculaO atendimento pelo telefone 156 da CODEPLAN, conhecido como Telematrícula, destinado a alunos que não estudam na rede pública de ensino e querem se matricular em escola localizada na zona urbana do DF foi lançado oficialmente no último dia 03 de novembro e terminou em 03 de dezembro.  O Sistema Informatizado de Matrículas inscreveu 61.447 candidatos ao ingresso na rede pública de ensino.  As inscrições foram encerradas à meia noite da última sexta-feira, 03,  e não às 21 horas  conforme o cronograma pré-estabelecido, por determinação da Secretária de Educação, Maristela Neves, por considerar que no horário previsto para o encerramento ainda havia muita gente na fila para efetuar sua inscrição.  

Conforme o relatório apresentado pela CODEPLAN, a cidade que houve mais procura foi Ceilândia, com um total de 10.196 inscrições, sendo 7.275 para a Educação Infantil, 2.237 para o Ensino Fundamental e 684 para o Ensino Médio. O Lago Sul apresentou um total de 339 inscrições, sendo 160 para a Educação Infantil, 124 para o Ensino Fundamental, e 55 para o Ensino Médio, conquistando assim o posto de menor procura.  

Planaltina, Taguatinga e Samambaia superaram a casa dos 5 mil, sendo que a primeira ultrapassou Samambaia em mais de 500 inscrições.  Candangolândia, Cruzeiro, Lago Norte, Núcleo Bandeirante não atingiram mil inscrições em seu total. Um dado importante do relatório é o número de inscrições do Entorno, 682  que, somadas ao montante de Brasília, 60.756, totalizaram 61.447. De caráter social, o Telematrícula proporciona ao cidadão comodidade, evitando seu deslocamento de casa até à escola. O programa está em sua 12ª edição. Com 100 atendentes operou em três turnos concentrados no período de maior movimento. A operação atendeu pela opção “1” e recebeu cerca de 93 mil ligações válidas.  

O Telematrícula apresentou para essa 12ª edição duas grandes novidades: o acolhimento de matrículas para alunos do ensino especial e a incorporação das crianças de quatro a cinco anos. Segundo a secretária, Maristela Neves, a parceria da CODEPLAN é fundamental. “Desde 1993 a CODEPLAN tem sido uma grande parceira, aperfeiçoando a tecnologia utilizada a cada edição, proporcionando mais agilidade aos trabalhos”, completa Maristela.  

Maristela Neves ressaltou, ainda, a preocupação do governo do Distrito Federal com a qualidade do ensino público. Segundo a Secretária, sua equipe está indo de porta em porta verificar se existe alguma criança em idade compatível, ainda fora da escola.  Para isso, algumas escolas tiveram seu perfil totalmente alterado. As escolas Classes de Ceilândia, Taguatinga, Gama e Plano Piloto já se transformaram em Jardins de Infância.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br