Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/03/18 às 16h07 - Atualizado em 29/10/18 às 12h14

Território desigual

Júlio Miragaya
Vice-Presidente do Conselho Federal de Economia

 

O Governo do Distrito Federal, com base no estabelecido no PDOT, aplicou a divisão do território do Distrito Federal em sete Unidades de Planejamento Territorial (UPT) para a gestão provisória das suas Regiões Administrativas.

De acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD/DF 2013, a UPT mais populosa é a Oeste, com população de cerca de 960 mil habitantes, correspondente a pouco mais de 1/3 do total do Distrito Federal.

Em relação à renda domiciliar mensal per capita, observa-se que a que apresentar valor mais elevado é a UPT Central-Adjacente 1, de R$ 4.743,34, em face da presença de três das cinco Regiões Administrativas de maior renda per capita: Lago Sul, Lago Norte e Park Way.

Quando se observa o montante da renda domiciliar gerado em cada UPT, em face do peso representado pelos expressivos contingentes populacionais existentes nas regiões de mais baixa renda per capita, há uma distribuição mais equânime.

Essencialmente devido ao excepcional peso do Plano Piloto na geração de emprego, a UPT Central responde por quase a metade dos postos de trabalho, mais precisamente 47,66%, com nada menos de 555,6 mil postos de trabalho, sendo que 513,8 mil no Plano Piloto.

A síntese da análise dos números apresentados para as UPTs é de que o Distrito Federal revela-se um território profundamente desigual nos vários aspectos abordados.

A sociedade brasiliense está absolutamente convencida e consciente da necessidade de proposições e ações, não só governamentais, mas também de segmentos da própria sociedade civil, como o setor empresarial e as instituições de ensino e pesquisa, no sentido de reverter tais números e erigir uma economia mais equilibrada e uma sociedade mais equânime.

 

Publicado originalmente no Jornal de Brasília –08.01.15 – Página 15 – OPINIÃO

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br