Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/16 às 20h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h46

Trabalho cria índice que mede a vulnerabilidade juvenil na AMB

A Codeplan recepcionou nessa quinta-feira, 18, o vencedor do I Prêmio Codeplan de Monografias, Cauan Braga, para apresentação de seu trabalho “Vulnerabilidade Juvenil na Área Metropolitana de Brasília: Construção de um Índice Sintético”, para técnicos da Casa e convidados.

Ele falou sobre os motivos que o levaram a escolher o tema, abordando os objetivos de seu trabalho e a importância de se estudar a juventude. No Brasil, segundo o Censo de 2010 do IBGE, 51,3 milhões de pessoas estão na faixa etária de 15 a 29 anos. Na Área Metropolitana de Brasília, essa população é de mais de um milhão de habitantes.

Ele destacou diversos conceitos; apresentou Índices de Vulnerabilidade Juvenil elaborados pelos estados de Goiás e São Paulo, similares ao construído por ele para os municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB) e as Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal (DF); a metodologia, dentre outros tópicos. Ressaltou que o estudo sobre a juventude é algo recente no país, principalmente a partir de 2005, com a implementação da Política Nacional de Juventude (PNJ).

”No Brasil, o tema era pouco explorado até recentemente, quando cada vez mais pesquisadores se dedicaram a estudar temas voltados à população jovem brasileira, especialmente a vulnerabilidade juvenil, que surgiu no país vinculado à mortalidade violenta (homicídios, suicídios, acidentes de trânsito) a qual os jovens estavam submetidos”.

Para ele, os índices de vulnerabilidade juvenil encontrados para os municípios da AMB mostraram uma grande discrepância entre o centro de Brasília, as regiões administrativas periféricas e os municípios goianos.

“Usamos a técnica da análise fatorial para mensurar as dimensões que envolvem os riscos a que os jovens entre 15 e 29 anos residentes da AMB e do DF estão expostos e que compõem situações potencializadoras de vulnerabilidade”, esclareceu ele.

O trabalho premiado agora integra a coletânea Textos para Discussão, desta Codeplan, e está disponível em nosso site. Veja o TD aqui.

Texto: Nilva Rios
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br