Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/14 às 20h27 - Atualizado em 29/10/18 às 11h45

Valparaíso recebe PMAD – Codeplan: um norte para o desenvolvimento regional

A partir de junho de 2013, Valparaíso de Goiás tem um importante subsídio para o planejamento do município: a PMAD – Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios – aplicada pela Codeplan em 2013 que revelou o quadro socioeconômico da terceira cidade mais populosa da AMB (Área Metropolitana de Brasília).

A divulgação foi feita com a presença de autoridades locais – secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias; empresários e moradores em geral. A prefeita, Lucimar Nascimento, enalteceu a iniciativa do GDF e o empenho da Codeplan na realização desse estudo. Segundo ela, a PMAD representa um aporte fundamental para a gestão da prefeitura: “A pesquisa é a concretização de um compromisso do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e eu sou extremamente grata à Codeplan por este trabalho. Estamos numa região carente de informações, mas acreditamos na nossa cidade e, a partir do momento em que o gestor conhece as principais demandas e problemas, é possível estabelecer um planejamento focado nas necessidades da população”.

Afrânio Pimentel, presidente da Câmara Municipal dos Vereadores também destacou a importância da pesquisa para a administração pública, sobretudo na área da Educação. O diretor do Instituto Federal de Goiás, João Marcos Bailão, completou o raciocínio do vereador e anunciou que em breve Valparaíso vai inaugurar sua primeira instituição federal de ensino que oferecerá desde cursos técnicos até mestrados.

Na apresentação dos resultados da pesquisa, Júlio Miragaya, presidente da Codeplan, mostrou dados e informações que, segundo ele, são fundamentais para que o poder público e população tenham o conhecimento necessário para a implementação de ações e políticas que visem o desenvolvimento local. Miragaya não pode deixar de observar a ausência do governo de Goiás nas ações estruturais de Valparaíso e do quanto o governo do Distrito Federal tem se empenhado em colaborar com administração local para suprir as lacunas da gestão estadual de Goiás.

Valparaiso 400 02

                                Prefeita de Valparaiso, Lucimar Nascimento, Prof. Aldo Paviani e Francisca de Santana Paz (Técnica da Codeplan)

O geógrafo Aldo Paviani, Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Metropolitano e Regional, da Codeplan, combateu o termo “entorno” frequentemente atribuído à AMB. Segundo ele, essa denominação não retrata com justiça uma região tão importante do Centro-Oeste. Afirmou ainda, que a AMB e o DF precisam de um desenvolvimento equivalente, pois é fundamental que haja equilíbrio na distribuição de serviços e renda em ambos os territórios. Paviani defendeu que toda a população tenha acesso a equipamentos de qualidade nas áreas da saúde, educação e cultura.

O gerente da base de dados da Codeplan, Jusçanio Souza, que já foi morador da cidade e conhece, disse que a pesquisa revela os desafios que a cidade tem que enfrentar, notadamente na Economia, Educação e Transporte.

Quando o debate foi aberto, o público presente abordou questões vitais para a cidade: a melhor estruturação do comércio local, os problemas de saneamento, transporte público, acessibilidade e os gargalos da saúde pública.

Confira o estudo completo aqui

Texto: Júlio Poloni/Deborah Andrade
Foto: Mauro Moncaio

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br