Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/21 às 17h49 - Atualizado em 28/06/21 às 17h49

Viva W3: última pesquisa da Codeplan mostra que 82% é a favor do projeto de revitalização e uso da avenida para esporte e lazer aos domingos e feriados

A pesquisa foi realizada com frequentadores da W3 aberta e com moradores da Asa Sul

 

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) realizou, no último domingo (20), uma pesquisa de opinião da população para auxiliar a Secretaria de Turismo (SETUR-DF) e a de Secretaria de Governo (SEGOV-DF) a avaliar as possíveis ações de revitalização e fechamento para práticas de lazer e esporte da avenida W3, nos domingos e feriados.

 

Dividida em sete (7) etapas, a pesquisa foi executada por 14 pesquisadores, que representavam a Companhia, e com a participação de frequentadores da W3 aberta e moradores da Asa Sul.

 

Para o presidente da Codeplan, Jean Lima, o propósito da pesquisa é “monitorar e avaliar a percepção dos transeuntes e usuários da W3 sobre o programa. Pois a orientação do governo é atuar e executar políticas baseadas em evidências científicas”.

 

A secretária executiva de acompanhamento e monitoramento de políticas públicas, Meire Coelho, explica: “com esta pesquisa confirmamos a aprovação dos moradores à abertura da W3 para pessoas e ciclistas, considerando que 88% dos entrevistados que declararam ter frequentado todos os domingos e feriados avaliaram positivamente a iniciativa.”, disse.

 

OS RESULTADOS

 

Todas as etapas da pesquisa foram dividas em duas (2) fases, sendo a primeira, com moradores da Asa Sul, via telefone pela Central de Atendimento ao Cidadão, a Central 156, e a segunda presencialmente aos domingos na W3 sul aberta.

 

Após um (1) ano da W3 aberta, 82% dos entrevistados avaliaram positivamente a iniciativa. O projeto também foi avaliado de forma positiva pelos 67% dos frequentadores declaram utilizar a W3 Sul aos domingos e feriados afim de acessar o comércio.

 

No decorrer da pesquisa, foram identificados problemas com a abertura da W3, uma vez que 67% das pessoas entrevistadas avaliaram negativamente a ação, pois afirmaram se preocuparem com o trânsito. No último domingo (20), 45% dos frequentadores disseram não se preocupar com nenhum aspecto resultante da iniciativa e 19% afirmaram se preocupar com questões de segurança.

 

Das pessoas presentes no dia 20/6, 81% disse ter frequentado a W3 aberta outras vezes e 82% concordaram a replicação do projeto em outras RAs da Capital.

 

“Criamos mais um espaço de convivência, lazer e práticas esportivas para a população e, ainda, revigoramos a região que tem tudo para se tornar novamente um dos grandes eixos de cultura, turismo e economia de Brasília.

 

O Viva W3 surge como a nova fase de Brasília, a Brasília do futuro. E retoma o protagonismo de uma avenida que estávamos com saudade!”, finalizou a secretária.

 

Acesse aqui o Sumáro – Principais Resultados da Pesquisa de Avaliação da W3 aberta aos domingos e feriados

Acesse aqui o Resultados da Pesquisa de Avaliação da W3 aberta aos domingos e feriados

 

Reportagem: Kaszenlem Rocha, com supervisão de Renata Nandes – Assessoria de Comunicação Social/Codeplan

Foto: Lúcio Bernardo Jr, da Agência Brasília

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br