No dia 18 de dezembro, Valparaíso de Goiás conheceu os resultados do Censo Cadastro Empresarial, realizado pela Codeplan, em parceria com a prefeitura da cidade.
Segundo Newton Marques, economista da Codeplan que apresentou os dados naquela cidade, a pesquisa censitária foi bastante significativa. Apenas 4,2% dos empresários da cidade não responderam à pesquisa, em um universo de 3.433 empresas das 22 localidades visitadas. Das empresas, quase 55% do total têm mais de três anos de atividades.
O Censo mostrou que, dentre as empresas formalizadas, há predomínio dos microempreendedores individuais (32,77%) e das microempresas, com 37,65% do total. A informalidade está representada por quase 23% do total das empresas.
Segundo o Censo, o setor empresarial que predomina em Valparaíso é aquele que pouco emprega mão de obra (até 10 empregados), totalizando pouco mais de 2/3 das empresas. Os microempresários individuais – MEI, que não têm empregados, correspondem a quase 27%, e aquelas empresas com um a dois empregados correspondem a quase 40% do total.
Segundo Newton Marques, outro destaque do Censo é que as empresas fazem compras no próprio município. “Isto quer dizer que cerca de 52% das compras dos produtos comercializados em Valparaíso são feitas na cidade. Além disso, nos surpreendeu o fato de que as compras no DF representam apenas 19,08%, semelhante às compras feitas em outros Estados, de 19,04%”, disse ele.
Veja os demais números do Censo aqui.
Texto: Nilva Rios
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br