Governo do Distrito Federal
30/06/22 às 17h25 - Atualizado em 30/06/22 às 17h29

Codeplan entrega Atlas de colorir para instituições sociais e escolas públicas do DF

COMPARTILHAR

A companhia já realizou a entrega de 2.200 exemplares

 

Na tarde desta quinta-feira (30/6), representantes da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) distribuíram 700 exemplares do Atlas de Colorir para instituições sociais e escolas públicas do Distrito Federal. As instituições contempladas foram a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Ação Social do Planalto (ASP) e Escolas Públicas de São Sebastião, sendo entregues 300, 200 e 200 materiais, respectivamente.

 

Desenvolvido pela Codeplan, o material é uma ferramenta de educação territorial e ambiental para o público infantil, de seis a dez anos de idade, da capital federal. Dividido em dois volumes, um com a temática meio ambiente e o outro territorial, os exemplares têm como finalidade levar informação de forma facilitada e recreativa sobre meio ambiente, sustentabilidade, diversidades e espaço geográfico do Distrito Federal.

 

Os livros são compostos de tarefas que debatem questões importantes do dia a dia. A ideia é fazer uma demonstração por meio de atividades lúdicas e educativas a valorização de um espaço de vivência e meio ambiente saudáveis. Os exercícios presentes neles incluem textos explicativos, ilustrações para colorir, recortar e colar, cruzadinhas, caça palavras, entre outras.

 

A diretora administrativa financeira, Sônia Gontijo, e a diretora de estudos urbanos e ambientais, Renata Florentino, que integram o time da Codeplan, estavam presentes na entrega do atlas às instituições. Dos representantes da ASP, estavam a fundadora e decana do conselho da associação, Lygia Caldas, a presidente do Conselho Deliberativo, Natanry Ludovico Osorio, a presidente executiva, Shirlene Rodopoulos, e o gerente administrativo financeiro, Diego Marra. Da Abrace, estavam a presidente, Maria Ângela Marini, e a gerente/coordenadora, Juliana Batista.

 

“Foi com o coração repleto de alegria e um sentimento de gratidão enorme poder ver o sorriso estampado nos rostinhos dessas crianças ao receberem o Atlas de Colorir do DF”, afirmou Sônia Gontijo.

 

Além das entregas de hoje, na última sexta-feira (24/6), a Codeplan enviou, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), 1.500 cópias impressas para os 42 conselhos tutelares presentes na região, para serem utilizados por crianças assistidas por eles.

 

“As atividades dos atlas foram pensadas para servirem de educação ambiental e territorial de for a lúdica, e é gratificante saber que os exemplares impressos estarão ao alcance das crianças atendidas pelos conselhos tutelares, instituições sociais e a Abrace. Crianças em situação de vulnerabilidade terão acesso a um material feito com esmero pela equipe da Codeplan.”, declarou Renata Florentino sobre a entrega.

 

Quem é quem

A Ação Social do Planalto (ASP), fundada em 1963, tem como objetivo acolher e despertar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania. Já a Abrace, entidade nascida em 1986 através de pais cujo os filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do DF, busca auxiliar famílias que enfrentam condições socioeconômicas, além da enfermidade. Atualmente, a organização fez com que o índice de abandono ao tratamento da doença caísse de 28% para zero.

 

 

Atlas de Colorir do DF – Meio Ambiente (Volume 1)

Atlas de Colorir do DF – Territorial (Volume 2)

 

 

Reportagem: Kaszenlem Rocha, supervisão de Ary Filgueira – Ascom/Codeplan

Foto:  Ascom/Codeplan

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br