Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 17h41 - Atualizado em 29/10/18 às 12h13

Economistas e a mídia

COMPARTILHAR

Júlio Miragaya

Conselheiro do Conselho Federal de Economia

 

Existem no Brasil mais de 120mil economistas. Centenas ocupam posição de destaque em órgãos públicos federais e estaduais, em entidades empresariais, e em instituições de ensino e de pesquisa. Mas, quando o assunto é avaliação da política macroeconômica do governo, parece que os economistas consultados pela mídia resumem-se a duas ou três dezenas, e são todos do mercado financeiro.

Dessa forma, fica a falsa impressão de que os economistas brasileiros são todos neoliberais e a análise econômica virou “samba de uma nota só”, negando-se a exposição do contraditório, tão importante no debate econômico. Como acreditar na análise imparcial de um economista que integra a equipe de conselheiros econômicos do senador Aécio Neves, pré-candidato de oposição, como é o caso de um recorrentemente consultado técnico do Ipea?

Por que dar ouvidos a um ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento no Governo Sarney – quando a inflação superou 1.700,00% em 1989 – para analisar (e criticar) a atual inflação de5,91%? Como dar crédito a um presidente do Banco Central que em 1999estipulou a Selic em 45% e critica a atual taxa de 10,75%? Tais opiniões neoliberais fazem coro com a verdadeira “chantagem” perpetrada pelo sistema financeiro, exigindo do governo metas que só interessam aos investidores e especuladores.

As desacreditadas agências de risco ameaçam rebaixar anota do Brasil se não cortarmos os gastos públicos na dimensão que eles exigem. Chega-se ao cúmulo de um desconhecido economista da consultoria Franklin Templeton avisar que “o mercado vai monitorar o governo para garantir os resultados até o final do ano”. Como pode um governo escolhido por 56 milhões de brasileiros será ameaçado por um obscuro economista liberal? Está na hora da mídia rever seus conceitos!

 

Jornal de Brasília,10.03.2014

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br