Governo do Distrito Federal
29/06/22 às 15h49 - Atualizado em 29/06/22 às 15h49

Planaltina tem o dobro de habitantes que as outras regiões da UPT Norte

COMPARTILHAR

A última parada da PDAD por UPT aconteceu nesta manhã (29) em Sobradinho

 

As Regiões Administrativas Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II, receberam nesta manhã (29/6), a equipe da Companhia de Planejamento do Distrito Federal para a apresentação de resultados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021.

 

No último dia do ciclo da Pdad por Unidade de Planejamento territorial (UPT), as cidades do lado norte do DF puderam conhecer os aspectos de sua população urbana. O levantamento mostrou que as quatro regiões da UPT Norte possuem características bem distintas, que são mais acentuadas comparando Sobradinho com a Fercal.

 

O tamanho da população, por exemplo, foi um aspecto que saltou aos olhos. Enquanto Planaltina possui 186.498 habitantes, a Fercal tem somente 9.388 moradores. Sobradinho II e Sobradinho possuem 78.837 e 73.438, respectivamente.

 

No mercado de trabalho, a População Economia Ativa (14 anos ou mais) também apresenta suas nuances conforme demonstra a pesquisa. Sobradinho II tem a maior PEA do lado norte (61,3%) e Sobradinho a menor (55,7%).

 

Contraste

Sobradinho e Fercal ficam ainda mais em lados opostos quando a comparação tem como objeto a renda. A primeira cidade fica na frente do ranking, com média mensal de R$ 5.697,23. Em contrapartida, a Fercal tem a menor média de R$ 2.103,62 mensais. Das particularidades dos moradores, a Fercal é a RA com maior número de autodeclarados pretos e pardos (73%) e Sobradinho a menor (60,1%).

 

Nos dados escolares a situação é ainda mais abissal entre Sobradinho e Fercal. Cerca de 36,5% da população de Sobradinho concluiu o nível superior de ensino, enquanto apenas 6,6% da Fercal teve o mesmo feito. Já dos frequentadores de instituições públicas de ensino, a média é de 64,4% e 93,5%, para Sobradinho e Fercal, respectivamente.

 

 

Dados inéditos

Como novidade, a PDAD, trouxe nesta edição, os questionários de identidade de gênero (para os maiores de 18 anos), sobre presença de animais de estimação e questões de segurança alimentar. Da população LGBTQIA+, Sobradinho II possui maior quantitativo populacional (6,1%), logo em seguida vem Sobradinho (5,2%), Planaltina (4,4%) e Fercal (3,3%).

 

Dos pets, novamente o cachorro foi o queridinho dos lares dos brasilienses. A região administrativa que apresenta maior número de cães na residência foi Planaltina (51,6%), às demais médias ficaram entre 41,7% e 45,3%. Os gatos, ficaram com menor média de 11,6% e maior de 15,0%, em Sobradinho II e Planaltina.

 

A insegurança alimentar ficou mais evidente na Fercal (9,2%), por outro lado, Sobradinho II apresentou amostra insuficiente para cálculo.

 

O administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima, ressaltou que a pesquisa é crucial para adequar políticas públicas em cada particularidade das regiões do DF. “Ela acaba levantando as informações importantes para a gente tomar decisões no dia a dia da população. Principalmente em relação a questão social, pelo fato de a RA Fercal apresentar, grande parte de sua população, no grupo D e E, que é um grupo mais vulnerável economicamente, na questão social, segurança alimentar, então, ela dá um norte para a gente trabalhar junto aos órgãos do GDF, principalmente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para trazer uma segurança melhor para nossa população.”, disse.

 

Na mesma linha do colega de UPT, o administrador de Sobradinho, Abílio Castro Filho, disse que usará o estudo para melhorar a sua gestão à frente da RA. “Esse é um dos maiores instrumentos pra gente dar um direcionamento as nossas políticas de trabalho; a fazer nossas tomadas de decisões. Também temos os nossos problemas, e esses problemas só são identificados em levantamento em loco. Lá pessoalmente, colhendo as informações. A informação é a nossa principal ferramenta, sem ela como vamos trabalhar?”, finalizou o líder.

 

Assista aqui a apresentação da pesquisa

 

 

Assessoria de Comunicação Social da Codeplan

 

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br