Foi lançado hoje (3), na Codeplan, Acordo de Cooperação Técnica com várias instituições do Distrito Federal
Ao dar início hoje (3), na Codeplan, ao lançamento do projeto sobre mobilidade urbana, o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, disse sentir-se honrado em ter na Casa representantes de órgãos importantes do Distrito Federal, do UniCEUB, do diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani, para juntos caminharem na busca de soluções na questão relevante não só para o DF como para a sociedade.
O presidente ressaltou que será preciso construir uma rede de pesquisadores, com técnicos de instituições presentes, na área de mobilidade urbana. Este plano se desdobra em um plano e inicia-se com o ciclo de palestras amanhã, no UniCEUB. “É tarefa árdua, mas reúne instituições capacitadas que assinarão o Termo de Cooperação Técnica. Pensar desafios na busca pelo oferecimento de maior segurança nos deslocamentos, com melhoria na prestação de serviços de transporte coletivo urbano e na justa distribuição dos benefícios pelo uso dos mais diferentes modos de transporte são etapas que devemos ultrapassar”, destacou Rennó.
O Secretário de Gestão do Territórios e Habitação, Thiago de Andrade, ao fazer uso da fala, agradeceu à Codeplan pela atuação na disseminação de informações. “A Codeplan ao disseminar dados estatísticos e informações transforma Brasília. Apesar de a Codeplan ser vanguardista nessa problemática, é necessário que haja parceria de vários órgãos”, considerou.
Ele afirmou, ainda, que Capital da República por ser a terceira região metropolitana do País, segundo dados do IBGE, a cidade não deve ser vista somente como receptáculo econômico mas ponto de articulação para vários setores, inclusive na geração e empregos. “Reforçar os modais urgentemente para se ter viabilidade no dia a dia. O projeto, baseado em dados estatísticos possa avançar agora na questão. Que os automóveis de passeio tomem cada vez menos os espaços urbanos. Algumas cidades são luminárias”, exemplificou.
O diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do DF (METRÔ), Marcelo Dourado, citou Padre Antônio Vieira ao dizer que “a mobilidade é a alma de uma cidade. ” Acrescentou que as cidades são como artérias do corpo humano. “O Brasil está na contramão porque o País não avançou ainda no transporte sobre trilho, por isso é preciso acreditar para ser possível. Brasília já tem problema demais na mobilidade urbana, ela está na UTI. Vamos arregaçar as mangas, pensar e fazer mais ainda. Ao se pensar Brasília, deve-se pensar também, Entorno. Pensar na cidade como um todo, como projeto de Estado, com visão clara. Trabalhar para se ter transporte sustentável, porém o mais importante é fazer, e estamos aqui para fazer”, enfatizou Dourado. Ao concluir a fala, disse estar animado com o Fórum de Discussão e da satisfação de trabalhar em plano de desenvolvimento sobre trilhos para os próximos dois anos.
Para o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), Henrique Luduvici, Brasília tem os seus problemas, mas graças à Codeplan por trabalhar com dados, é possível, hoje, ter domínio de algumas questões. Segundo ele, o Estado brasileiro tem feito pouco quando se trata de planejamento de cidades, mobilidade urbana. “Quase não se avançou nesta questão”, concluiu.
O diretor-geral do Transporte Urbano do DF (DFTRANS), Clóvis Barbará, que elogiou a capacidade técnica da Codeplan, disse que há muito tempo precisava ser feito. Manter a Casa nos eixos e, agora, com o Lucio Rennó, “é mais um esforço para se estudar a mobilidade, tema discutido nesta tarde”.
A Pró-Reitora do UniCEUB, Elizabeth Manzur, após cumprimentar o presidente da Codeplan e demais técnicos, ressaltou a capacidade do diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani, e da técnica Mônica Velloso, que ajudaram a construir o Acordo. “Todos reunidos com um só objetivo, tenho certeza que o Acordo será vitorioso porque todos os Órgãos e a comunidade sairão ganhando, enriquecidos, pois credito na construção coletiva”, defendeu. Por fim conclamou todos para o ciclo de palestra no UniCEUB, que se inicia amanhã (4), às 14 horas.
Também participaram do lançamento alunos e professores do UniCEUB, além de técnicos da Codeplan. Após o Fórum, houve apresentação do teatro do Detran, representando a faixa de pedestre, semáforo e placas com indicativo de quilometragem das vias. O Teatro da Rodovia, como é chamado, atua há 22 anos no DF.
Assista o lançamento pelo Link.
Reportagem: Eliane Menezes
Fotos: Toninho Leite
Arte: Mauro Moncaio
Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)
Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br