Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/05 às 20h10 - Atualizado em 29/10/18 às 12h04

CITI- GDF inaugura mais uma unidade no Incra 8

(11/03/2005 – 17:10)

incra3Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, pela Governadora do DF, em exercício, Maria de Lourdes Abadia,  a nona unidade do Centro Integrado de Tecnologia da Informação – CITI, localizada no Incra 8. O evento contou com a presença do presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, do senador Paulo Otávio, do administrador de Brazlândia, Edmar Pirineus,  o Subadministrador do local, Sílvio Lara, secretários, deputados federais, autoridades do governo, lideranças comunitárias e moradores.  

Segundo o Subadministrador Silvio Lara, o Incra 8 foi  criado em 1962, para implantação da Reforma Agrária em Brasília. É composto ainda pelos Núcleos de apoio seis, sete e nove e abriga uma população urbana de aproximadamente 5 mil pessoas. Na área rural, estimam-se 20 mil moradores. Apesar de pertencer a Brazlândia, o local também está vinculado as Regiões Administrativas de Ceilândia e Taguatinga.  

Para o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, o CITI representa uma oportunidade para os moradores da cidade que ainda estão excluídos da era digital poderem se inserir nesse contexto, capacitando-se melhor para o mercado de trabalho. Durval considerou, ainda, que o CITI vem alcançando êxito a cada edição e apresentando novidades. “Atendendo a uma reivindicação de lideranças comunitárias e moradores dos locais que o CITI já foi implantado, agora os maiores de 40 anos, também estão sendo contemplados”, diz o presidente.  Ainda, segundo Durval, o CITI, a partir das edições de 2005, a exemplo dos já consagrados Cibers Café, disponibilizarão suas máquinas à população. “Quem desejar usar os computadores para navegar na Internet, passar uma mensagem eletrônica, fazer um trabalho escolar, ou até mesmo digitar uma carta poderá, obedecendo a um agendamento prévio, utilizar essas ferramentas a custo zero, em qualquer uma dessas unidades. A novidade beneficiará os próprios alunos que, ao terminarem os cursos, poderão pôr em prática o que aprenderam”, conclui o presidente.  

O CITI tem como objetivo levar aos jovens carentes e moradores do Distrito Federal informações técnicas básicas na área de Informática. Resultado da parceria entre a CODEPLAN, a Administração Regional de Brazlândia e a Subadministração daquela regional, a escola está localizada à Quadra 15, Lote 2, no mesmo prédio que abriga a Subadministração. Segundo, o Senador Paulo Octávio, o CITI é um projeto essencial, que vem coroar os trabalhos da CODEPLAN e certificar que a função da Companhia não é apenas fornecer ao governo um serviço de TI –Tecnologia da Informação – com a qualidade que a Empresa já executa, mas implantar projetos sociais dessa natureza. “Para uma cidade que deseja ser conhecida como a Capital Digital, a CODEPLAN está adiantando o grande futuro que nos espera. À Brasília Rumo aos 50 podemos chegar com pelo menos 100% da população incluída digitalmente”,  conclui o Senador.  

Em seu discurso, Maria de Lourdes Abadia ressaltou o desejo do Governador Joaquim Roriz de ampliar os projetos sociais às áreas rurais de Brasília. Abadia ressaltou, também, a importância e a participação da CODEPLAN na elaboração do Cadastro Único dos Beneficiários dos Programas Sociais, executado para confrontar informações sobre as famílias beneficiadas. Segundo ela, a CODEPLAN é a detentora da expertise que está sendo exportada pelo GDF para o governo federal nessa área.  

O CITI Incra 8  oferece 132 vagas por edição, 3 professores, 12 máquinas, uma sala de aula, com 22 alunos nos três turnos. Para o aluno, Pablo Magalhães, 27 anos, desempregado, o CITI será o responsável por sua inserção no mercado de trabalho. “Hoje em dia, a base de tudo é a informática, sem ela você não é nada. Eu agradeço a implantação do CITI, aqui em nossa cidade. Sem ele, eu e muitos amigos, nunca poderíamos sair do analfabetismo digital”.  

A escola, disponibilizada pela CODEPLAN no Incra 8, é a nona unidade do Distrito Federal que dispõe, em todas elas, do mesmo padrão de qualidade, oferecendo gratuitamente o curso de Introdução à Informática, com duração de 48 horas, durante o qual são ministrados conhecimentos de Introdução ao Processamento de Dados (IPD), Internet e Correio Eletrônico (e-mail) e ainda o Office 2003 e  Windows XP.  No encerramento do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.  

Os interessados em garantir uma das vagas no CITI do Incra 8 para as próximas edições podem ligar e fazer sua reserva pelo telefone 156 – Serviço de Atendimento ao Cidadão, de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, nos fins de semana e feriados de 8h às 18h.  Devem ter entre 14 e 40 anos, morar na cidade e ter concluído a quarta série do Ensino Fundamental – antigo 1º grau. A partir de 2005, para as turmas comuns, os interessados também podem solicitar sua vaga através da Ouvidoria Itinerante quando ela estiver em sua Regional.  

O CITI está implantado nas cidades de Ceilândia, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Brazlândia, Samambaia, Candangolândia e São Sebastião, atendendo por mês 3.972 treinandos. Trinta e seis mil alunos já receberam os certificados até dezembro de 2004.  Ainda no primeiro trimestre de 2005, devem ser inauguradas as unidades da Vila Planalto e Recanto das Emas.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br