Governo do Distrito Federal
24/01/20 às 18h40 - Atualizado em 3/08/22 às 16h59

Pesquisas em andamento

COMPARTILHAR

As pesquisas realizadas pela Codeplan, junto à população de Brasília e da sua Periferia Metropolitana, são atividades frequentes e rotineira. Atualmente, as pesquisas de campo estão sendo realizadas por meio de e-mail, contatos telefônicos ou presenciais, a depender do objetivo a ser alcançado.

 

Quando o morador aceita responder a pesquisa de forma presencial, são cumpridas todas as recomendações de prevenção e distanciamento social, em função da pandemia do coronavírus.

 

Responder a essas pesquisas é de grande importância não só para a Codeplan como para a própria população, pois seus resultados, além de orientar o governo a desenhar políticas públicas adequadas à realidade da população, são fontes de informação e conhecimento da realidade social, econômica e urbana da região.

 

As pesquisas guardam sempre o sigilo dos entrevistados. A Codeplan não solicita que o pesquisado apresente documento pessoal nem informe dados bancários.

 

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail ou pelos ramais de cada pesquisa, indicados abaixo.

 

. Pesquisa “Gênero e Orientação Sexual, um olhar inclusivo”
A Codeplan busca levantar informações da população do Distrito Federal nos aspectos de identidade de gênero e orientação sexual e a relação desses aspectos com experiências no acesso a serviços públicos, processos de participação social e em eventuais processos de violência e discriminação.

 

Para isso, a Codeplan usa duas estratégias de coleta de dados: i) o envio de cartas convite aos respondentes da PDAD 2021 com o link do questionário on line para que esse grupo possa responder a pesquisa; e ii) a disponibilização de link do questionário on-line para toda a população do DF.

 

O público-alvo desta pesquisa são todas as pessoas residentes no Distrito Federal.

 

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

A pesquisa, além de orientar políticas públicas para a população LGBTQIA+, será fonte de informação e conhecimento sobre a realidade dessa população no Distrito Federal.

 

COMO PARTICIPAR

Para quem recebeu a carta com o convite para a pesquisa basta acessar o questionário pelo link ou pelo QRCode e inserir o código/token presente na carta.

 

Para quem não recebeu a carta convite e deseja participar da pesquisa, a Codeplan disponibiliza o questionário on line para que toda a população residente no Distrito Federal possa responder.

 

CONTATO

julia.pereira@ipe.df.gov.br

(61) 3327-2245

 

 

. Pesquisa “Pessoas idosas com demência e cuidadores no Distrito Federal”
Codeplan realiza pesquisa em parceria sobre cuidados de pessoas idosas com demência ou em processo de diagnóstico. Saiba mais!

 

A Codeplan, em parceria com a CLDF, com o Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e com o Coletivo Filhas da Mãe, vai realizar uma pesquisa inédita sobre cuidados de pessoas idosas com diagnóstico de demência ou em processo de diagnóstico no Distrito Federal. O objetivo da pesquisa é ouvir as cuidadoras e cuidadores, sejam familiares, particulares ou profissionais, sobre as demandas de cuidado e identificar as características sociodemográficas destes grupos.

Para atingir esse público, a Codeplan, em um primeiro momento, convidou as pessoas responsáveis por cuidados de pessoas idosas com demência a se cadastrarem para participar da pesquisa. Em uma segunda etapa da pesquisa, a Codeplan entrevistará as pessoas que se cadastraram. As entrevistas serão realizadas presencialmente, online ou por telefone, ficando a critério do respondente escolher a forma que possibilite a sua participação.

 

IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

A pesquisa pretende levantar evidências para entender as necessidades das pessoas idosas com demência e de seus cuidadores e, com isso, gerar insumos para a produção de políticas públicas que visam à melhoria na oferta de serviços públicos no Distrito Federal para esses grupos.

 

CONTATO

marcela.machado@ipe.df.gov.br

(61) 3342-2245

 

 

. Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)
Pesquisa feita em domicílios.

Objetivo: acompanhar mensalmente o mercado de trabalho do Distrito Federal, apresentando dados sobre emprego, desemprego e rendimentos da população
Abrangência: Distrito Federal e 12 municípios da Periferia Metropolitana de Brasília (Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Formosa, Novo Gama, Planaltina, St. Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Cristalina, Padre Bernardo, Alexânia, Cocalzinho de Goiás)
Período de coleta: mensal e contínua
Para saber mais sobre a PED: http://www.codeplan.df.gov.br/ped-pesquisa-de-emprego-e-desemprego/

 

CONTATO

juscanio.souza@ipe.df.gov.br

(61) 3342-2272

 

 

. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios nas Áreas Rurais – PDAD Rural 2022
Pesquisa feita em domicílios.

Objetivo: levantar as características sociodemográficas da população que vive nas áreas rurais do DF

Abrangência: 69% do território do Distrito Federal, 208 comunidades rurais.

Período de coleta: de março a agosto de 2022

Para saber mais sobre a PDAD Rural

 

CONTATO

cecilia.sampaio@ipe.df.gov.br

(61) 3342-1089

 

 

 

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Em Liquidação)

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br