Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/15 às 19h11 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan assina acordo de cooperação para mais uma PMAD

No pacote de medidas assinado entre o governador Rodrigo Rollemberg, do DF, e Marconi Perillo, de GO, na última quinta-feira, 9, também foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica entre a Codeplan, a Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB) e a Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (de Goiás) para a realização de diversas atividades voltadas para o levantamento e intercâmbio de informações e dados entre as partes. Dentre as atividades previstas está a realização de mais uma rodada da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD).

A PMAD tem como meta realizar levantamento de dados socioeconômicos em domicílios caracterizados como urbanos nos 12 municípios componentes da Área Metropolitana de Brasília (AMB): Valparaíso de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Formosa, Padre Bernardo, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina e Cristalina, também conhecida como Periferia Metropolitana de Brasília (PMB). A primeira PMAD foi realizada em 2013.

Com a assinatura do acordo, a Codeplan, em parceria com as prefeituras das 12 localidades, dá continuidade ao levantamento, que se constitui em importante fonte de informações socioeconômicas, desta vez buscando novas abordagens nas questões sobre educação, infraestrutura urbana, modo a transporte para o trabalho, dentre outras.

Para o Presidente da Codeplan, Lucio Rennó, “a continuação da PMAD, em rumo para sua consolidação em uma pesquisa bienal sob o auspício da Codeplan, e em parceria, de extrema importância, com as prefeituras dos municípios partícipes e o Governo de Goiás evidencia o papel central da Codeplan na discussão sobre o desenvolvimento da região. Os destinos do Distrito Federal estão definitivamente ligados ao dos municípios que compõem a AMB. Dessa forma, para entendermos a realidade social, econômica, urbana e ambiental do DF, precisamos estudar e compreender as dinâmicas que movem toda a região.”

Os dados da PMAD-2013 evidenciam essa realidade. A população urbana total da PMB é de  1.128.313 habitantes. São 545.218 mulheres, que representam 50,88%, superando a população masculina que é de 526.365 homens ou 49,12% do total.

Os municípios de Águas Lindas de Goiás, Luziânia e Valparaíso de Goiás destacam-se com os maiores índices populacionais na região, respectivamente 197.200, 177.501 e 168.961 habitantes. Somados, os três municípios compõem 50,73% da população da PMB.

Dentre os dados da pesquisa, destacam-se o abastecimento de água, que apresenta um percentual razoável de cobertura, com 88,90% dos domicílios ligados à rede geral, e a cobertura de esgotamento sanitário da região, com um percentual de apenas 31,30%.

Com a assinatura dos acordos entre Goiás e DF, o abastecimento de água em Brasília e no Entorno ganhou um reforço importante com a liberação de R$ 104,9 milhões para as obras do Sistema Produtor de Água Corumbá. Fruto de um consórcio entre a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Saneamento de Goiás (Saneago), a iniciativa de captação e distribuição de água vai beneficiar 1,3 milhão de moradores de parte do DF e de algumas cidades vizinhas.

 “Esta é uma das regiões metropolitanas mais importantes do Brasil e precisamos atuar conjuntamente, como estamos fazendo hoje, DF e Goiás, pelo bem dos cidadãos”, disse Rollemberg. O governador Marconi Perillo ressaltou a importância da parceria ante a crise hídrica pela qual atravessam alguns estados brasileiros. “Enquanto assistimos à enorme dificuldade de abastecimento em estados como São Paulo, há 20 anos começamos a planejar medidas que garantirão o abastecimento para Goiás e o Distrito Federal”, ressaltou.

Serão beneficiados diretamente pelo novo sistema produtor de água os moradores de Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Núcleo Bandeirante. Isso vai reduzir a pressão sobre a barragem do Descoberto, que responde por dois terços do abastecimento do Distrito Federal. No Entorno, receberão água do Corumbá as cidades de Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental e Luziânia.

A PMAD 2013 pode ser conferida, na íntegra, aqui.

Texto: Nilva Rios, com informações da Agência Brasília e de Giuliana Correa.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br