Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/12 às 18h34 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

Codeplan assina acordo de cooperação

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis em Áreas Temáticas, Desenvolvimento Regional

O seminário “Perspectivas para o Desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília”, realizado nos dias 19 e 20 de novembro, na Universidade dos Correios, foi consolidado com o Acordo de Cooperação Técnica, estabelecido pelo Governador Agnelo Queiroz, pelo Chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa, Secretário do Entorno do DF, Arquicelso Bites, Secretário de Desenvolvimento do Entorno de Goiás, André Clemente, pelo Presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, e pela Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB).

O Encontro, realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com a Casa Civil do Governo do Distrito Federal, teve por objetivo debater com a sociedade civil os principais desafios enfrentados pela região na busca de um planejamento integrado entre o Distrito Federal e o Entorno Metropolitano para realização de projetos de pesquisas socioeconômicas, arquitetônicos, urbanísticos e de acessibilidade plena, a fim de apoiar a gestão municipal dos municípios goianos que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

Após a assinatura do acordo, o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que vai ouvir, debater a questão da integração com a população e com as universidades, enfim, com todos os segmentos. Aponta, ainda, a decisão de fortalecer a Codeplan, transformando-a no órgão de pesquisa, e disse não ter receio de fazer qualquer tipo de acordo e de se relacionar com qualquer área do mundo. Daqui a um ano vai se reunir, novamente, por isso, é necessário se discutir, concretamente, os projetos e ações com a s áreas envolvidas. “Devemos chamar agora de Região Metropolitana de Brasília”, finalizou o governador Agnelo Queiroz.

Já o Presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, ao fazer um balanço de alguns municípios do Rio de Janeiro, mostrou que o índice de violência naqueles municípios caiu porque houve investimento em atividades, sendo um instrumento de queda da violência. “Se não tem investimento, não tem cadeia produtiva. Há uma precária base econômica na região metropolitana. O propósito é trabalhar de forma integrada. Estamos no caminho certo, e a Codeplan tem muita responsabilidade nesse processo com relação ao irmão da área metropolitana”, finalizou Miragaya.

O seminário foi uma oportunidade para se discutir os problemas da região e apontar soluções para melhorar as condições de vida da população. Foram debatidos os temas “Planejamento Integrado Metropolitano”, “Mercado de Trabalho Metropolitano”, “Desenvolvimento Industrial” e “Infraestrutura para o Desenvolvimento”.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis em Áreas Temáticas, Desenvolvimento Regional.

Texto: Eliane Menezes

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br