Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/14 às 13h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h49

PMAD Águas Lindas: a cidade mais populosa da AMB

Na sexta-feira, 29/agosto, a Codeplan divulgou a PMAD Águas Lindas de Goiás realizada em parceria com a prefeitura local. O auditório da Secretaria de Educação do município ficou lotado com várias lideranças comunitárias, servidores públicos, moradores, vereadores e secretários municipais – de Saúde, Eduardo Rangel; de Obras e Serviços Urbanos, Vicente Manoel; de Educação, Professor Silvério; e de Administração e Planejamento, Nilson Serafim.

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, mostrou os resultados da Pesquisa em dados e gráficos e destacou a importância da PMAD para os municípios que fazem parte da AMB: “Esses dados irão nortear a formulação de projetos que beneficiam diretamente toda população”.

Entre outros pontos, a PMAD de Águas Lindas apontou:

  1. A cidade é a mais populosa, representando 18,41% da população dos municípios do Estado de Goiás que fazem parte da região metropolitana do Distrito Federal e totalizam cerca de 197.290 habitantes.
  2. A população é predominantemente negra (23,3%) e tem um perfil jovem – cerca de 50% têm até 24 anos;
  3. A maior parte da população (96,16%) é de imigrantes do DF e do nordeste;
  4. São aproximadamente 63 mil estudantes, e entre esses, cerca de 16% têm ensino médio completo e 11% ensino médio incompleto. O ensino superior representa 3% do nível de escolaridade da população;
  5. O município não tem hospitais e por esse motivo, cerca de 98,4% da população procuram atendimento no Distrito Federal, mais especificamente em Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.

Questionado sobre as políticas públicas do GDF para o município de Águas Lindas de Goiás, Júlio Miragaya afirmou que o GDF por si só não tem autonomia para implementá-las e que “é necessário um planejamento integrado entre o Governo Federal e o GDF para a criação de um plano de desenvolvimento para o município”.

Representando o prefeito Hildo do Candango, o secretário Nilson Serafim destacou a importância dos dados apresentados. “Eles servem para embasar todos os projetos e políticas públicas em que estamos trabalhando, inclusive o nosso Plano Diretor que vai ser enviado em breve à Câmara Municipal para discussão e aprovação”.

O município não conta com hospitais, e, por esse motivo, cerca de 98,4% da população procura por atendimento no Distrito Federal, mais especificamente em Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.

O secretário de planejamento de Águas Lindas de Goiás, Nilson Serafim, alegou que o município tem 700 milhões em investimentos e que a parceria com o Governo do Distrito Federal é importante porque esses estudos ajudam a nortear a implementação de políticas públicas no município.

Confira o estudo completo aqui

Texto: Deborah Andrade e Ligia Lira
Foto: Deborah Andrade

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br