Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/05/12 às 15h07 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

Codeplan e IAB-DF abrem exposição dos trabalhos vencedores de concurso nacional

(11/05/2012 – 12:07)

CodeplanIABDFConcursoNacionalA120511

A Codeplan e o Instituto de Arquitetos do Brasil – DF entregou, entregaram no dia 09/05/2012, a premiação aos autores dos trabalhos finalistas e menções honrosas do Concurso Nacional de Arquitetura para Requalificação das Passagens sob o Eixão. Os projetos preliminares, incluindo o projeto vencedor do escritório de Gustavo Partezani Rodrigues, de São Paulo, ficarão disponíveis para o público em geral até o dia 20 de maio no Foyer do Teatro Nacional. A solenidade contou com a presença do vice-governador Tadeu Filippelli, da presidente da Codeplan Ivelise Longhi, do presidente do IAB-DF Gilson Paranhos, do Administrador Regional de Brasília José Messias de Souza, dentre outras autoridades.  

O trabalho escolhido e divulgado no aniversário de Brasília possui uma estrutura de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, pedestres e ciclistas e propôs conectividade com outras passagens subterrâneas. O projeto não trouxe uma mudança radical devido a outros fatores que foram levados em consideração como, por exemplo, as redes de água, luz, drenagem e o sistema do Metrô, bem como as diretrizes de preservação do Plano Piloto de Brasília.  

O projeto prevê uma integração maior do pedestre, a articulação com a ciclovia e abre o espaço de convivência na parte subterrânea, com a possibilidade de instalação de algumas lojas ou de serviços públicos em determinadas passarelas a serem definidas posteriormente.

CodeplanIABDFConcursoNacionalB120511

A próxima etapa será o detalhamento do estudo preliminar. A equipe vencedora terá 60 dias para apresentar o trabalho completo e detalhado para que o Governo do Distrito Federal possa dar início à elaboração dos projetos complementares e posteriormente a execução.  

“O Grupo de Trabalho, coordenado pelo vice-governador Tadeu Filippelli, trabalha em conjunto, inclusive com a participação do IPHAN, que fará parte do detalhamento para que o projeto permaneça viável do ponto de vista legal e urbanístico e também do ponto de vista do respeito à preservação da nossa cidade”, afirma Ivelise Longhi, presidente da Codeplan.

 

O resultado do concurso pode ser conferido neste site e ainda no do IAB/DF (http://www.iabdf.org.br). A exposição continua aberta ao público até 20 de maio, no Foyer do Teatro Nacional.

 

Fotos: Toninho Leite

Ascom/Carolina Goulart-Nilva Rios

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br