Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/08/07 às 14h42 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

Codeplan e IBGE assinam convênio sobre o PIB

(08/08/2007 – 11:42)

000000971O presidente da Companhia de Planejamento do DF(Codeplan), Rogério Rosso, e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assinam nesta quinta-feira (09) convênio para a troca de informações mútuas relativas à elaboração das Contas Regionais e do Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB). O governador José Roberto Arruda também participa da solenidade, que acontece às 15h no Palácio do Buriti.  

Segundo Rogério Rosso, a formalização do convênio entre Codeplan e IBGE possibilitará ao Governo do Distrito Federal nortear o planejamento de suas ações por meio dos dados obtidos pelos dois institutos. Além disso, a solenidade marca o retorno efetivo da Codeplan às atividades originárias de sua criação. “É o primeiro passo concreto que estamos dando para mostrar que voltamos às nossas origens na elaboração de dados e planejamento de informações não só para o governo, mas para toda a sociedade”, afirmou.  

No início do mês, a Codeplan foi aceita na Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (ANIPES). A entidade, com sede em Salvador (BA), reúne os principais órgãos de pesquisa brasileiros. Tem como objetivo contribuir com órgãos regionais e institutos nacionais de pesquisa, fortalecendo as áreas de planejamento, pesquisa e estatística do país. O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explica que o conjunto desses indicadores possibilita às empresas, governos e estudiosos efetuar análises sobre a capacidade competitiva das economias estaduais e a composição setorial e regional do PIB do Brasil. A expectativa é de que a nova publicação, com dados consolidados de 2006, seja divulgada pelo IBGE em outubro.  

A variação anual do PIB é adotada indistintamente como o principal indicador para medir o desempenho econômico do país, regiões ou unidades federativas. Durante a manhã, na Escola de Governo do DF, o presidente do IBGE participa de palestra sobre o PIB e o Censo Agropecuário. Metodologia – A partir da formalização do convênio, o DF passa a integrar o rol de unidades da Federação que utiliza a metodologia do IBGE para o cálculo do PIB. “Nosso grande ganho será a possibilidade de comparar igualmente os dados produzidos aqui com os de outras unidades da Federação e os da própria União. Teremos uma metodologia consistente, adaptada às metodologias internacionais e própria para a realidade do País”, explica Rosso.  

As primeiras iniciativas para calcular o PIB do DF foram feitas em 1990. O esforço da Codeplan restrigia-se a levantar informações econômicas e enviá-las para entidades interessadas no cálculo do índice do PIB. Pelo fato de cada Estado desenvolver sua metodologia, esses cálculos não eram compatíveis e nem comparáveis com os demais estados da Federação. Cada estado calculava o seu PIB de acordo com suas próprias regras. No DF, por exemplo, o cálculo era feito pela Codeplan e pelo IPEA, o que resultava em dados diferentes dos coletados pelo IBGE. Rogério Rosso lembra ainda que o convênio com o IBGE abre uma etapa de negociações entre da Companhia do DF e o órgão nacional para outras bases de dados que interessam à Codeplan e estão disponíveis no IBGE.  

Contas regionais – Em parceria com os órgãos estaduais, o IBGE divulga as chamadas Contas Regionais. A publicação reúne informações sobre a evolução do Produto Interno Bruto de cada unidade da Federação, calculado a partir de estatísticas sobre o valor anual da produção, consumo intermediário e valor adicionado de cada atividade econômica, de acordo com a metodologia utilizada para o cálculo das Contas Nacionais.  

Apresenta, também, indicadores de crescimento do volume de produção anual de cada atividade econômica e os respectivos índices anuais de preços dos bens e serviços produzidos e dos principais insumos consumidos. Esses dados permitem estimar o valor adicionado anual, por atividade, expresso em valor corrente e constante, o PIB avaliado ao preço de mercado de cada Unidade da Federação, e o PIB per capita em cada uma dessas áreas geográficas.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br