Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/21 às 17h51 - Atualizado em 24/06/21 às 17h57

Codeplan e Sejus apresentaram o Perfil e Percepção dos Profissionais do Sistema Socioeducativo no DF, nesta quinta-feira (24/06)

A pesquisa, realizada entre setembro de 2018 a maio de 2020, contou com a presença de 534 profissionais

 

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) lançaram, nesta quinta-feira (24), por meio da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo (SUBSIS), o estudo “Perfil e Percepção dos Profissionais do Sistema Socioeducativo no Distrito Federal”.

 

A pesquisa que subsidia os estudos foi realizada entre setembro de 2018 e maio de 2020 e contou com a presença de 534 profissionais, entre profissionais do meio aberto, semiliberdade e internação. Os dados apresentam informações sobre o perfil desses profissionais, como: gênero, idade, raça/cor, estado civil, formação acadêmica deles, tempo que trabalham no sistema socioeducativo, se ainda pretendem continuar trabalhando, entre outros. Além do perfil, a pesquisa também apontou informações sobre as atribuições desses profissionais, sobre como lidam com elas e informações sobre a percepção deles a cerca do sistema, cotidiano e ambiente de trabalho.

 

O presidente da Codeplan, Jean Lima, reforça a importância de estudos baseados em dados e evidências para a elaboração de políticas públicas e até mesmo para a otimização da gestão interna dos órgãos governamentais. “Entender o perfil dos gestores e trabalhadores também é importante no aprimoramento das funções públicas e no atendimento à sociedade de maneira geral”, disse.

 

Para a Secretária de Estado, Marcela Passamani, “traçar o perfil dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo, permite que a Secretaria de Justiça possa trabalhar de forma estratégica e diferenciada, contribuindo com todo sistema, e principalmente, atuando com assertividade nas políticas públicas de atendimento”, finalizou.

 

Confira os estudos “Perfil, Atribuições e Percepções dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal”:

– Relatório Meio Aberto

– Relatório Semiliberdade

– Relatório Internação

 

Acesse aqui a apresentação do estudo

 

 

Reportagem: Kaszenlem Rocha, com supervisão de Renata Nandes – Assessoria de Comunicação Social/Codeplan

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br