Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/09/13 às 21h29 - Atualizado em 29/10/18 às 12h01

Codeplan encerra ciclo de debates sobre Agricultura e Reforma Agrária

Com a presença de vários movimentos sociais, foi encerrado no dia 05 de setembro, na Codeplan, o ciclo de debates de Agricultura e Reforma Agrária com o tema Reforma Agrária e Políticas Sociais.

Para o diretor de Estudos e Políticas Sociais, Osvaldo Russo, é importante debater as questões da reforma agrária, do campo, porque são questões que afetam toda a sociedade. “A alimentação, os recursos naturais dizem respeito à vida populacional e do Planeta e não somente aos residentes no campo, disse Russo ao abrir o debate.

“Apesar de serem assuntos polêmicos, no Brasil, são 500 anos de latifúndio. Cerca de 16 milhões de pessoas estão vivendo abaixo da linha de pobreza. Desses, metade está no campo, afirmou Guilherme Delgado, da Associação Brasileira de Reforma Agrária – ABRA.

Fazer reforma agrária é muito mais do que assentamento, terra. São várias questões interligadas, como por exemplo o uso do agrotóxico que tem afetado a saúde das famílias, a falta de assistência à saúde e a falta de escolas. Esse foi o apelo quase geral dos movimentos presentes.

Ana Lígia Gomes, da Subsecretaria de Avaliação e Gestão da Informação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST, que esteve presente ao debate como comentarista, agradeceu a Codeplan pela iniciativa. “A reforma agrária deve ser discutida de forma ampla. O que se conseguiu até o momento foi fruto de luta social, completou Ana Lígia.

Encerrando o debate, Osvaldo Russo Azevedo disse que a área rural é considerada uma coisa secundária, uma vez que as escolas estão diminuindo, e pouca coisa é feita na assistência à saúde e na educação.

Texto: Eliane Menezes

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br