Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/06/21 às 20h15 - Atualizado em 2/06/21 às 20h15

Codeplan está com inscrições abertas de três editais para pesquisadores

Com temáticas diversas, as bolsas vão de 5 a 7 meses, e seus editais estão disponíveis no portal da Companhia

 

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), lançou, no mês de maio, três (3) editais de Chamada Pública, para seleção de pesquisadores(as) afim de atuar em projetos de pesquisas que atendem demandas prioritárias de órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal.

 

OS PROJETOS

 

Mapa do Emprego Verde: com objetivo de analisar o mercado de trabalho verde e seu potencial de crescimento no Distrito Federal para orientar políticas que visem a redução do desemprego, aumento da sustentabilidade econômica, vida da população e qualidade ambiental, o projeto de pesquisa, organizado pela Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais (DEURA), abordará questões como a falta de soluções voltadas para iniciar novos negócios, empregos e mercados sustentáveis que impactam positivamente para a sustentabilidade do meio ambiente.

 

Serão oferecidas três (3) bolsas, com duração estimada de 7 meses. O edital faz parte da Chamada Pública Nº 01/2021 e está disponível no site da Codeplan (www.codeplan.df.gov.br).

 

A seleção será implementada pela própria companhia e o envio das candidaturas deve ser realizado entre 27 de maio e 11 de junho.

 

Projeções demográficas do Distrito Federal por Região Administrativa: 2020 – 2030: o projeto tem como finalidade projetar à população por sexo e idade, no período de dez (10) anos, subsidiando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas na área de educação, saúde, entre outros.

 

Daienne Machado, diretora de estudos e políticas sociais da Codeplan, explica: “O projeto permitirá à Codeplan projetar a população do DF por sexo e idade para 2020 a 2030 tanto no cenário tendencial como em cenários exploratórios, que consideram possíveis mudanças no território. Conhecer essas informações é essencial para gestores do DF planejarem suas políticas”.

 

A proposta desenvolvida pela Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (DIEPS), faz parte do edital de Chamada Pública Nº 02/2021 e está disponível no site da Codeplan, e concederá quatro (4) bolsas, com duração de cinco (5) meses e aos interessados as candidaturas irão de 26 de maio a 16 de junho.

 

Diagnóstico da rede de atendimento das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Distrito Federal: o projeto pretende diagnosticar a rede de atendimento TEA na Capital, uma vez que esse diagnóstico servirá para identificar lacunas nas redes de ajuda e orientar pessoas com TEA e seus familiares a indelicadeza serviços, projetos e programas existentes relacionados a mesma. Também desenvolvido pela DIEPS, o edital faz parte da Chamada Pública Nº 03/2021 e oferecerá três (3) bolsas com duração estimada de sete (7) meses. A seleção será implementada pela própria Companhia, os interessados, devem enviar suas candidaturas entre 11 de junho e 02 de julho.

 

Para Jean Lima, presidente da Codeplan, “entender como funciona a rede de atendimento de pessoas com qualquer tipo de necessidade especial é fundamental para que se possa melhorar cada vez mais a prestação de serviços e para que se possa otimizar a elaboração de políticas públicas que  busquem a inclusão e a plena participação de pessoas, no caso deste edital, com transtorno do espectro autista na vida em sociedade, e em igualdade de condições com as demais pessoas”.

 

Serviço:

 

Acesso a Chamada Pública 2021

Seleção de Pesquisadores para projetos implementados pela Codeplan.

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br