Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/13 às 18h31 - Atualizado em 29/10/18 às 12h00

Codeplan participa do lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil

O presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Júlio Miragaya, participou hoje pela manhã da cerimônia de lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, no Palácio do Buriti. O prêmio tem a finalidade de reconhecer e valorizar práticas bem-sucedidas realizadas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Por meio da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Dipos), a Codeplan desempenha hoje papel determinante na avaliação e no monitoramento dos indicadores sociais do Distrito Federal. Com o trabalho de observação do cumprimento pelo GDF das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Companhia coloca toda a sua capacidade técnica à disposição da sociedade.

Durante a cerimônia, o Governador Agnelo Queiroz destacou que, ao desenvolver o Observatório ODM-DF, a empresa vai além do cumprimento de sua missão institucional, de produzir e divulgar informações importantes para a sociedade e auxiliar o governo na formulação de políticas públicas. “Com esse trabalho, a Codeplan ajuda o Distrito Federal a dar passos à frente, na direção de um mundo melhor”, afirmou.

O Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gilberto Carvalho, elogiou o Governo do Distrito Federal no avanço observado nos indicadores sociais. “Lanço agora um desafio: o GDF tem todas as condições de ser a primeira unidade da federação a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, afirmou.

O representante do Programa das Nações Unidas (PNUD) para o Brasil, Jorge Chediek, disse que o Brasil tem sido exemplo mundial de boas práticas em políticas públicas na área social. “Faltam menos de 1 mil dias para a data limite para o cumprimento dos ODM. Acredito que, quando chegarmos a dezembro de 2015, o Brasil poderá não apenas comemorar ter cumprido as metas como terá muitas contribuições a fazer à agenda mundial de desenvolvimento”, previu.

Coordenador do Núcleo ODM-DF, Ulisses Riedel afirmou que será possível resolver a chaga histórica da miséria e da pobreza no país. “Quando vemos o Estado e a sociedade civil no mesmo propósito, podemos concluir que vamos conseguir”, apontou. O Gerente-Executivo do Banco do Brasil, Wagner Siqueira Pinto, também ressaltou a importância do esforço coletivo para o alcance das metas. “É enorme a minha satisfação em saber que as nossas empresas têm o papel de apoiar esse relevante processo de cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, disse.

Artigo de Osvaldo Russo e Jamila Zgiet, disponível neste site, em Notícias – Artigos (clique aqui), aborda a questão, trazendo números atualizados sobre os Objetivos do Milênio 

Texto: Mariana Mainenti Gomes
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br