Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/01/15 às 17h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h59

Codeplan tem novos diretores

O Conselho de Administração da Codeplan deu posse ontem, 28, a dois novos diretores da Companhia: Aldo Paviani (Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais) e Antônio Fúcio de Mendonça Neto (Diretoria Administrativa e Financeira). Interinamente, Aldo Paviani responderá pela Presidência da Companhia. 

O Conselho elegeu ainda, no dia 27/01, os senhores Lúcio Remuzat Rennó Jr. (presidente); Flávio de Oliveira Gonçalves (Diretoria de Estudos e Políticas Sociais); Flávio Augusto C. Basilio (Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas). O presidente e esses diretores assumirão seus cargos em data a ser definida posteriormente.

Júlio Miragaya, que deixou a Presidência da Companhia, disse que a gestão que estava deixando a Codeplan estabeleceu o objetivo de retirá-la das páginas policiais e recolocá-la nos cadernos de economia e de cidades, após um período conturbado.

“Conseguimos nesses quatro anos de gestão reconstruir a capacidade de produção técnica da Codeplan e restaurar sua credibilidade, do que muitos duvidavam. Mas tinha convicção de que tal objetivo era factível, pois sabia que contaria com um competente e dedicado quadro de técnicos e a mesma competência e dedicação de técnicos requisitados de outros órgãos para suprir as lacunas” disse Miragaya ao se despedir dos Conselheiros e empregados da Codeplan, desejando sucesso à nova Diretoria Colegiada.

PRESIDÊNCIA
Lucio Remuzat Renno Jr.
Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Ciência Política – University of Pittsburgh (2004). Realizou pós-doutorado no Latin American and Caribbean Studies Center da SUNNY Stony Brook e no German Institute for Global and Area Studies, em Hamburgo, Alemanha. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Participou das pesquisas do Afrobarometer e do Barometro das Américas.

DIRETORIA DE ESTUDOS E POLÍTICAS SOCIAIS
Flávio de Oliveira Gonçalves
Professor de Desenvolvimento Econômico na UFPR. Concluiu seu doutoramento em economia na UnB com pós-doutorado na Universidade Bocconi (Milão – Itália) e Scuola Superiore Sant’anna (Pisa – Itália). Desde 2007 tem coordenado projetos de pesquisa e avaliações de políticas públicas para instituições como o BNDES, IPEA, CAPES, CNPq, SEBRAE, BID e PNUD nas áreas de economia da educação, política industrial e progresso tecnológico.

DIRETORIA DE ESTUDOS URBANOS E AMBIENTAIS
Aldo Paviani
Livre-Docente/Doutor em Geografia Urbana pela UFMG/1977, pós-doutorado no ILAS/Universidade do Texas/1983. Professor Titular, aposentado, ex-diretor do CEAM e ex-diretor do Instituto de Ciências Humanas da UnB. “Cidadão Honorário de Brasília” – Câmara Legislativa do DF/1999, Professor Emérito pela Universidade de Brasília – 2004. Autor de vários livros e artigos. Áreas de interesse: urbanização, metropolização, impactos ambientais, emprego/desemprego urbano, exclusão socioespacial, regularização fundiária urbana, avanços científico-tecnológicos no ambiente urbano, gestão do território.

DIRETORIA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOCIOECONÔMICAS
Flávio Augusto Corrêa Basilio
Economista, com mestrado e doutorado em economia. Possui experiência nas áreas de macroeconomia, economia monetária, economia internacional, economia bancária e econometria. Foi gestor de riscos do Banco do Brasil, onde trabalhou com regulação bancária, modelagem interna de risco de mercado, crédito e operacional e na implementação de Basileia II e III. É ex-professor da Universidade de Brasília onde lecionou as disciplinas de macroeconomia II, introdução à economia e economia brasileira. Recebeu da UnB, em 2013, o prêmio pesquisador parceiro da imprensa. Está no Ministério da Fazenda desde 2012, onde exerce a função de assessor econômico do Ministro de Estado da Fazenda. Ainda no Ministério da Fazenda, coordenou estudos em parceria com o IPEA na elaboração de simulações computacionais com uso da Matriz Insumo-Produto e também de impactos de política econômica por meio de modelos DSGE. Possui artigos publicados nos principais periódicos do país e capítulos de livros no país e no exterior. É organizador do livro Macroeconomia do Desenvolvimento.

DIRETORIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA
Antônio Fúcio de Mendonça Neto
Economista, possui mestrado pela Universidade do Minho (Portugal) e especialização em Análise Organizacional pela Fundação Getúlio Vargas e ainda em Administração Financeira, pela mesma FGV. Ex-empregado desta Companhia, trabalhou em diversos cargos no Governo Federal e no Governo do Distrito Federal, e foi também professor no Departamento de Economia da UnB.

Texto: Nilva Rios e Valda Queiroz 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br