Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/06 às 21h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h59

Comunidade do Riacho Fundo I é contemplada com a 12ª unidade do CITI

(09/05/2006 – 18:13)

CitiRiacho31Foi inaugurada hoje, 09 de maio, às 11h, a décima segunda unidade do Centro Integrado de Tecnologia da Informação – CITI. O endereço mais desejado pela comunidade do Riacho Fundo I está localizado na AC 03 lote 06 área especial (ao lado da Administração Regional). O evento contou com a presença da Excelentíssima Governadora do DF, Maria de Lourdes Abadia, o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, o Administrador daquela cidade, Heitor Kanegae, o idealizador inicial do Projeto Milton Barbosa, demais autoridades do governo, além de lideranças e a comunidade local.

A Governadora Maria de Lourdes Abadia descerrou a placa de inauguração, lembrando que o CITI é apenas o “dever de casa do governo” e uma resposta para a família humilde do Distrito Federal. “É com muita satisfação que inauguramos mais esse CITI, até pelo tamanho da demanda. A comunidade do Riacho Fundo terá do que se orgulhar. O CITI veio para qualificar nossos jovens e adultos, gratuitamente. Pelo alto custo dos cursos particulares, sem o CITI, eles jamais poderiam concluir um curso do nível que é ministrado aqui”, finalizou a Governadora.
 
A escola do Riacho Fundo I vai oferecer 432 vagas por edição e serão ministrados cursos de Introdução ao Processamento de Dados (IPD), Windows XP, Internet, Correio Eletrônico (e-mail), e Office 2003. São 46 máquinas, sete instrutores e dois monitores que estão à disposição dos alunos desde 27 de março de 2006. O horário de funcionamento é das 8h às 22h.
 
Para o presidente da CODEPLAN, Durval Barbosa, o CITI representa uma oportunidade para os moradores da cidade, que ainda estão excluídos da era digital, poderem se inserir nesse contexto, capacitando-se melhor para o mercado de trabalho. “Hoje, quem não é capaz de desenvolver trabalhos em um computador, infelizmente está fora do mercado de trabalho. É o analfabeto digital”, afirma Durval. Ainda segundo o presidente, são 60 mil formandos em todas as unidades dos CITIs, dos quais 3% já conseguiram empregos. “Ate o final de 2006, nós estimamos capacitar nesta escola de Riacho Fundo I, 1.500 alunos”, comemora ele.
 
O objetivo do CITI é oferecer cursos gratuitos com informações básicas na área de Informática à população do Distrito Federal. Esse projeto é o resultado da parceria entre a CODEPLAN, a Secretaria de Coordenação das Administrações Regionais e as Administrações Regionais.
Para o atual Administrador, apesar de não ter sido sua a luta pela conquista do CITI, é uma satisfação muito grande e um presente poder inaugurar a escola em sua gestão. “O empenho infelizmente não foi meu, mas parabenizo a CODEPLAN por esse trabalho de primeiro mundo, pelo compromisso dos técnicos e as pessoas carentes do Riacho Fundo I e II, além da zona rural, que serão incluídas digitalmente”, finalizou o administrador.
 
Os interessados em participar do programa precisam ter idade acima de 14 anos e morar na cidade. É preciso também ter concluído a quarta série do ensino Fundamental – antigo 1º grau. As inscrições podem ser feitas por meio da Central Única de Atendimento Telefônico do GDF – telefone 156, de 7h às 21h de segunda à sexta-feira e de 8h às 18 h aos fins de semana e feriados.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br