Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/20 às 14h41 - Atualizado em 11/03/20 às 18h10

DF registra inflação de 0,35% em fevereiro

O resultado foi influenciado principalmente pelo aumento das tarifas de ônibus urbano e pela alta nas mensalidades de ensino fundamental e superior

 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou inflação de 0,35% em fevereiro. Em janeiro, o Distrito Federal havia registrado deflação de -0,12%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O IPCA, divulgado mensalmente, indica a variação dos preços de produtos e serviços e é o indicador oficial da inflação no país.

 

O resultado do Distrito Federal reflete a alta das tarifas de ônibus urbano e os tradicionais reajustes de mensalidade de cursos regulares. A queda nos preços de passagem aérea, gasolina, carnes e energia elétrica (bandeira tarifária verde) segurou a alta do mês.

 

Tabela 1: IPCA-DF – Subitens – Principais contribuições em pontos percentuais no mês e suas respectivas variações – Fevereiro de 2020

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou inflação de 0,25% em fevereiro. Assim como no IPCA, foram os reajustes da tarifa de ônibus urbano (em vigor desde janeiro) e de alguns cursos regulares que mais influenciaram a alta do mês. A redução nos preços de gasolina, passagem aérea e energia elétrica aliviou o resultado do índice mensal.

 

O pesquisador Renato Coitinho, da diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, analisa o papel das tarifas de ônibus urbano na composição do IPCA e do INPC do DF: “O peso das passagens de ônibus urbano tem diminuído bastante ao longo do tempo, de forma que seu impacto não foi tão alto no IPCA. Já no INPC, que mede a inflação das famílias de renda mais baixa, o aumento teve maior impacto, de 0,20 pontos percentuais no índice. Em ambos os casos, a variação negativa das carnes, que têm um peso elevado, dá um fôlego para o consumidor. É importante enfatizar que a inflação do DF tem registrado apenas altas pontuais, estando controlada e perto da meta de inflação definida para o Brasil”, explica.

 

Veja o boletim completo – IPCA_INPC  (fevereiro_2020)

 

Foto de Capa: Acervo/Agência Brasil

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br