Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/14 às 19h14 - Atualizado em 29/10/18 às 11h58

DF tem inflação baixa em novembro

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Distrito Federal divulgado pela Codeplan na tarde de hoje (05) indicou que a inflação no DF no mês de novembro foi de 0,15%, muito abaixo do índice nacional que ficou em 0,51% no mesmo período.

No índice acumulado, a inflação brasileira registrou 6,56%, estando pelo quarto mês consecutivo acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, que é de 6,5%. O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, afirmou que, embora a meta tenha sido ultrapassada, dificilmente o Brasil terminará o ano fora do padrão determinado. Ele prevê que em dezembro a média nacional ficará abaixo de 0,86%, número suficiente para trazer o índice para dentro da meta anual.

O economista da Codeplan, Newton Marques, explicou os fatores que mais influenciaram os índices do mês. Segundo ele, a forte elevação de preços registrada nos setores de Alimentação (0,77%) e Habitação (0,69%) impactou fortemente o índice geral.

Em seguida foram apresentados os dados relativos ao Distrito Federal. O índice acumulado também ficou abaixo da média nacional, registrando 6%. Além dos setores que pressionaram os índices nacionais, o setor Vestuários também apresentou grande aumento nos preços (0,93%). Em contrapartida, os custos com Transporte amorteceram o índice geral, apresentando forte redução (-0,57%). Essa depreciação foi influenciada pela queda de 6,5% nos preços de passagens aéreas em Brasília.

Após a divulgação do IPCA-DF, o economista da Ceasa-DF, João Bosco, exibiu os resultados do índice Ceasa (ICDF). A pesquisa mostra a variação de preços de atacado dos produtos hortifrutigranjeiros no Distrito Federal. Em novembro, o índice registrou aumento médio de 5,95% devido à forte demanda nesta época do ano, segundo Bosco.

As Verduras tiveram a maior elevação do setor (35,69%) mas, proporcionalmente, o que mais impactou foi o aumento de preço das frutas (1,42%) e legumes (15,73%), maiores responsáveis pela ponderação do índice.

Saiba quais foram os legumes, as frutas e as verduras que mais encareceram no último mês clicando aqui.

Acesse a análise aprofundada do IPCA-DF aqui.

Texto: Júlio Poloni
Foto: Mauro Moncaio

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br