Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/13 às 12h22 - Atualizado em 29/10/18 às 11h55

Estudo Comparativo do Rendimento Médio do Pessoal Ocupado no DF: Assalariados no Setor Público e demais Ocupações

Dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD)/DF-2011 mostram que mais da metade dos ocupados no Distrito Federal têm rendimento mensal de até 2 salários mínimos e ¾ possuem rendimento de até 5 salários mínimos. Em contraste, um percentual expressivo tem rendimento acima de 10 salários mínimos.

Os melhores rendimentos estão entre os assalariados no setor público. Quase 1/3 dos assalariados neste segmento possui rendimento mensal acima de 10 salários mínimos, enquanto nas demais ocupações o percentual é pouco expressivo.

Os dados integram estudo realizado pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) sobre o rendimento médio do pessoal ocupado no DF, comparando a renda dos assalariados no setor público e nas demais ocupações.

O trabalho aponta que os empregos de melhor remuneração no setor público são ocupados por uma elite que, em sua quase totalidade, reside num restrito grupo de regiões administrativas de renda elevada e alta qualidade de vida, evidenciando outra desigualdade, na escala espacial.

Nessas dez regiões de alta renda, residem mais de 70% dos que têm rendimento entre 10 e 20 salários mínimos, percentual que sobe para quase 90% entre os que têm rendimento acima de 20 salários mínimos.

Confira a pesquisa, na íntegra, no link abaixo:

Rendimento dos Ocupados no Setor Público e Demais Ocupações

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br