Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/14 às 20h28 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Formosa se destaca na PMB

A Codeplan apresentou na manhã de hoje (11) a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD) referente à cidade de Formosa. A divulgação aconteceu em um evento na Câmara Municipal da cidade e contou com a presença do Prefeito Itamar Barreto, da Vice-Prefeita Argentina Martins, do Presidente da Câmara Jesulindo de Castro, além de diversos secretários municipais e moradores locais.

A técnica da Codeplan Francisca Paz apresentou os dados da pesquisa, que revelaram uma característica diferente das outras cidades da Periferia Metropolitana de Brasília (PMB): pouca dependência do Distrito Federal. Quase 90% da população ocupada trabalha na própria cidade. Quando procuram atendimento médico, 98% dos habitantes não se precisam sair do município.

Formosa é a quinta cidade mais populoso da PMB, com 180.466 habitantes. As mulheres representam 52,16% do total. A faixa etária predominante da população está em pessoas com até 39 anos de idade. A maior parte dos moradores são naturais do Estado de Goiás (73,39%). Entre os migrantes, 32,85% vêm de Minas Gerais e 25,45% do Distrito Federal, sendo estas as UFs com maior participação na formação da população de Formosa. 38,39% dos migrantes chegaram à cidade de 2000 para cá.

Quanto ao nível de escolaridade dos habitantes, a pesquisa revela que 12,44% têm ensino superior completo, número considerado alto entre os municípios da PMB. Por outro lado, 3,41% são analfabetos. A segurança foi apontada como um dos pontos fortes da cidade; apenas 2,88% dos moradores alegaram ter sofrido algum tipo de violência no ano anterior à pesquisa, índice abaixo da média observada nas outras cidades da PMB.

Em relação à ocupação, 23,01% dos empregados trabalham no setor do comércio, 9,64% nos serviços domésticos e 7,08% nos serviços gerais. Os números evidenciam a grande representatividade do setor terciário. A renda domiciliar média de R$2.287,90 está entre as mais altas da PMB. A renda per capita registrada é de R$859,11.

O Prefeito de Formosa Itamar Barreto agradeceu a iniciativa do GDF e da Codeplan, que oferecem, por meio da PMAD, um importante instrumento para o planejamento do município: “precisamos divulgar esses dados para que possamos planejar a cidade. Formosa carece de informações socioeconômicas atualizadas sobre o município”.

Eustáquio de Lacerda, gestor de planejamento de Formosa, defendeu a utilização da pesquisa para a gestão da cidade: “Não se faz nada sem planejamento. Só se planeja com dados e informações precisas. Hoje temos uma radiografia de Formosa. Conclamo a todos os secretários a utilizarem a pesquisa”.

O gerente da base de dados da Codeplan Jusçanio Souza afirmou que entre os 12 municípios da PMB, dois se sobressaem e apresentam melhores índices de desenvolvimento; Formosa é um deles. Segundo ele, os dados apresentados criam a possiblidade de um debate sobre a situação socioeconômica do município com vistas ao planejamento das ações a serem implementadas.

Acesse a pesquisa completa aqui.

Texto: Júlio Poloni, com a colaboração de Francisca da Paz
Foto: Mauro Moncaio

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br