Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/13 às 20h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

GDF divulga PED Especial Mulher

Codeplan participa do lançamento de estudo elaborado pelo Dieese e a Setrab

Apesar de constituírem hoje quase a metade da força de trabalho no Brasil, as mulheres ainda ganham menos do que os homens e estão mais vulneráveis ao desemprego. A constatação faz parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego(PED) Especial Mulher, divulgada hoje pela manhã pela Secretaria de Estado de Trabalho do Distrito Federal (Setrab), como parte das celebrações do projeto “Março Mulher”, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.

“A desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho só aumenta a responsabilidade do poder público. É preciso reduzir as diferenças na remuneração e no nível de ocupação para que tenhamos uma sociedade mais justa no nosso país e no Distrito Federal”, disse o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), que participou da divulgação da pesquisa elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos em parceria com a Setrab.

A secretária da Mulher, Olgamir Amância Ferreira, enfatizou o papel da Codeplan e do Dieese na realização de pesquisas que subsidiam as políticas públicas. “Uma política mais eficiente depende de que tenhamos dados para direcioná-la”, destacou.

Segundo a coordenadora da PED, Lúcia Garcia, em 2012 houve no DF a estabilização da taxa de desemprego e a preservação das conquistas no mercado de trabalho. No entanto, o contingente de desempregados aumentou mais entre as mulheres do que entre os homens. “O desemprego tem uma face feminina”, apontou. O secretário especial de Promoção da Igualdade Racial, Viridiano Custódio, ressaltou que as mulheres negras estão em situação ainda mais difícil no mercado de trabalho.

“É fundamental que as políticas para mulheres levem em conta a questão da geração de ocupações”, afirmou o secretário de Trabalho, Bispo Renato Andrade. Na ocasião, a Setrab lançou o “Prospera Mulher”, programa de microcrédito voltado às mulheres de baixa renda do DF.

Amanhã, véspera do Dia Internacional da Mulher, às 10h30, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgará o relatório “As mulheres do Distrito Federal e o mercado de trabalho”. A divulgação também integra a programação do projeto “Março Mulher”, da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.
O objetivo da pesquisa é contribuir para o delineamento de políticas públicas voltadas para essa área. O estudo mostra as mudanças ocorridas na força de trabalho feminina em comparação com a masculina, no Distrito Federal, no período de 2001 a 2011, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) e nas características do mercado de trabalho para ambos os sexos por Região Administrativa, tendo como referência a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios 2011 (PDAD/Codeplan).

Texto: Mariana Mainenti Gomes
Foto: Toninho Leite

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br