Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/05 às 21h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

GDF lança programa “Mão na Roda”

(20/09/2005 – 18:47)

maonaroda21O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Transportes,  CODEPLAN e da Secretaria de Ação Social, lança amanhã, quarta-feira, dia 21/09, às 09 horas, no Centro de Treinamento de Cão-Guia de Cegos, localizado na Academia do Corpo de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul, o Programa Mão na Roda, na data em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiências. No mesmo dia terá início o recadastramento de todos os portadores de necessidades especiais, cerca de 30 mil em todo o DF. Essas pessoas vão ter prioridade, juntamente com os idosos, na implantação da bilhetagem eletrônica, que começa ainda este ano.  

Para que este trabalho seja realizado, será utilizado equipamento móvel da mais alta tecnologia e conforto que percorrerá todas as Regiões Administrativas do DF, com o apoio de dois veículos tipo van, também adaptados, para transportar os interessados até o local onde estará localizado o Posto de Recadastramento Itinerante.  

A previsão é de que até dezembro este trabalho tenha terminado. Segundo o Secretário de Transportes, Mauro Cateb, além do aspecto social em priorizar os portadores de necessidades especiais e idosos na obtenção do cartão eletrônico, o recadastramento e a conseqüente inclusão na bilhetagem eletrônica acabará de vez com as fraudes.  

EQUIPAMENTOS – O Posto de Recadastramento Itinerante está equipado com computadores, com mesas e cadeiras, banheiro adaptado, ar condicionado, água gelada, mostrador de senha eletrônica, tendas com cadeiras ao redor do posto, rampa para deficientes, elevadores para cadeirantes, professores de educação física, enfermeiros, monitores, digitadores e pessoal de apoio e faxina. Para desenvolver o Programa, o Secretário Mauro Cateb criou no âmbito da Secretaria a Diretoria de Atendimento ao Portador de Necessidades Especiais, que tem como fim específico atender essa parcela da população. Essa Diretoria ficará encarregada da coordenação e supervisão dos trabalhos realizados no posto itinerante.  

A Secretaria de Transportes recomenda aos interessados, tanto associações, quanto pessoas individuais para que não deixem para última hora, ou seja, para dezembro, o recadastramento. Uma vez, assim, procedendo, esses serão os primeiros a receberem o Cartão Eletrônico que lhes dará o direito de viajarem gratuitamente nos ônibus do Sistema de Transportes do DF.  

Mais informações na ASCOM-ST: 3225-5487

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br