Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/12 às 17h44 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Gestores devem apropriar-se das informações dos órgãos de pesquisa

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, ao participar das discussões sobre Dinâmica  Demográfica – Projeções Demográficas e Migrações, no XVII Encontro Nacional da ANIPES – Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística, em Fortaleza (CE), destacou a importância da apropriação pelos gestores, principalmente nos estados e municípios, dos dados e informações gerados pelas instituições de pesquisa.

“O desafio hoje é fazermos com que os gestores possam se apropriar dessas informações e dar mais eficácia às políticas públicas implantadas em seus municípios e estados”, disse ele. Miragaya ressaltou, ainda, o prejuízo da não utilização das estatísticas disponíveis pelo Estado, citando como exemplo município do interior do Pará, com grande número de crianças e baixo contingente de idosos, recebendo verbas para aplicação em programas para idosos e pouco recursos para aplicação voltados para a infância. Outro caso apontado pelo presidente foi o de Valparaíso de Goiás, com deficiência no número de escolas para suas crianças e algumas regiões administrativas do DF com baixo índice de crianças, cujas escolas estão ociosas. Para ele, a utilização dessas informações é fundamental para a implantação de políticas públicas e gerenciamento dos recursos públicos.

O arquiteto Oscar Niemeyer, falecido no último dia 5, foi homenageado pelos participantes do evento.

O Encontro termina às 18 horas desta sexta-feira, após painel sobre a atuação das instituições de pesquisa da Região Nordeste.

 

Ascom/Nilva Rios, com colaboração de Jamila Zgiet e Jusçânio Umbelino.

 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br