Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/14 às 18h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Golpe militar de 1964 em debate

No mês em que o Golpe Militar de 1964 completa 50 anos, a Codeplan promove debate com o objetivo de manter viva a reflexão social sobre o regime que se instalou no país durante vinte e um anos, cerceou direitos, torturou e matou muitos daqueles que tentaram resistir. 

No evento, o convidado especial, Gilney Viana, ex-Deputado Estadual/MT, ex-Deputado Federal pelo PT/MT, ex-Secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, e hoje coordenador do Projeto à Memória e à verdade da SDH da Presidência da República, expôs passagens da sua história de miltãncia política, a repressão sofrida e os dez anos na prisão. Após assistir a videos com depoimentos de vítimas da ditadura – militantes de esquerda à época – Viana reafirmou a importância de se promover debates como este para que a sociedade mantenha guardada na memória os efeitos negativos de uma ditadura militar para que nunca mais volte a acontecer.

A Comissão da Verdade, que surgiu para clarear este cenário obscuro, e da qual Gilney Viana faz parte, trabalha por mais esclarecimentos, com muita dificuldade, porque após o fim do período ditatorial houve queima de arquivos, desaparecimento de provas e outras manobras que ocultaram informações importantes. Segundo Viana, “iniciativas como esta são fundamentais para o estabelecimento da justiça e o fortalecimento da democracia brasileira”.

O Presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, destacou o sentimento de medo que prevalecia sobre a população à época. Segundo ele, o golpe, articulado entre os militares com o apoio do governo americano, veio para coibir o fortalecimento da classe operária que começava a despontar como movimento representativo organizado.

No debate, o público presente abordou outras questões importantes como o contexto político da América Latina e a possibilidade de uma nova ditadura no Brasil. 

Texto: Júlio Poloni
Foto: Deborah Andrade 

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br