Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/10/06 às 21h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Governadora inaugura CITI Master Ceilândia

(18/10/2006 – 18:02)

000000081Brasília, 18/10/2006 (Secretaria de Comunicação Social — Agência Brasília de Notícias) – O novo Centro Integrado de Tecnologia e Informação (Citi Master Ceilândia Telecentro), instalado na Praça do Cidadão, na EQNM 18/20, na Ceilândia, já está em funcionamento. A governadora Maria de Lourdes Abadia e o secretário de Ciência e Tecnologia, Antônio Fábio Ribeiro, inauguraram, nesta quarta-feira (18), o novo prédio que vai abrigar equipamentos para capacitar pessoas que estão de olho no futuro.  

O novo espaço visa a atender a população que necessita de estrutura para participar da inclusão digital. O Telecentro vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, com capacidade para atender diariamente 500 pessoas. Conta com 59 computadores, instalados em três salas de aula e conta, ainda, com uma sala exclusiva para consultas via internet.  

O coordenador do Citi Master Ceilândia, Dagoberto Pina dos Santos, da CODEPLAN, informa que as pessoas têm o tempo livre de meia hora, para acesso à internet. Caso não haja outro usuário aguardando para usufruir do benefício, esta meia hora pode ser estendida por mais tempo. “Nosso interesse é que o usuário possa concluir seus trabalhos, estudos e pesquisas, tendo um apoio técnico de instrutores da CODEPLAN. O serviço é totalmente gratuito. Nosso objetivo é levar tecnologia e informação para nossa comunidade”, afirma.  

O secretário de Ciência e Tecnologia, Antônio Fábio Ribeiro, disse que os cursos oferecidos pelos Citis têm um conteúdo tradicional de qualquer curso de informática. “Só este ano, no governo Abadia, já existem 22 mil alunos formados pelos Citis” contabiliza. A criação dos Citis foi um passo muito importante para a inclusão digital da população do Distrito Federal. Sobre a importância desta oportunidade para os jovens a governadora Abadia garante que a modernização, a informatização e o direito de acesso à internet é uma luta muito grande que tem mantido para alcançar seu objetivo. “É um compromisso que temos com a juventude, com as novas gerações, porque hoje quem não sabe utilizar a internet e o computador é um analfabeto digital. E não consegue se comunicar com o mundo. Então, é uma prioridade do nosso Governo essa inclusão”, ressalta.  

Outro ponto destacado pela Governadora foi o encontro que a equipe do GDF teve com representantes da Microsoft. “O objetivo é fazer tudo para dar o direito às comunidades e, principalmente, as mais carentes de ter acesso à internet a aprender a lidar com o computador e a se conectar com o futuro. Então, estamos dando prosseguimento ao nosso programa de informatização e de acesso digital à população. Nosso programa de inclusão digital é um dos melhores do País e estamos trabalhando para sua concretização”, avalia.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br