Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/12/04 às 21h02 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Identificação biométrica – Durval Barbosa (*)

(08/12/2004 – 18:02)

Na conjuntura atual, onde a informação é cada vez mais valiosa e vulnerável, medidas básicas de segurança, tais como a individualização das permissões de acesso a dados e o controle da adesão de pessoas autorizadas em locais restritos, têm se tornado cruciais. Nesse sentido, as empresas têm investido na tecnologia biométrica para a identificação de pessoas.  

A biometria é o ramo da ciência que estuda as características físicas e comportamentais dos seres vivos, daí o termo identificação biométrica para indicar as tecnologias que permitem a identificação das pessoas por meio dos traços e comportamentos físicos característicos e únicos de cada ser humano. Os traços faciais, o DNA, a análise da íris, o reconhecimento da voz e a impressão digital são alguns exemplos que já estão sendo utilizados no mercado para o reconhecimento de indivíduos em diversas situações.  

Essa tecnologia permite o reconhecimento de pessoas com margens de precisão próximas de 100%. Uma das grandes vantagens é que ela utiliza o próprio corpo do indivíduo como parte do processo de reconhecimento. Dessa forma, evita-se a troca ou o compartilhamento de informações de identificação como é o caso dos cartões magnéticos.  

A tendência do mercado é que em pouco tempo as grandes empresas passem a utilizar a biometria nas mais diversas formas de identificação. Para exemplificar, podemos citar seu uso nas agências bancárias. Em caso de perigo, o correntista poderá utilizar, por exemplo, um dedo previamente cadastrado, conhecido como dedo do pânico, e efetuar o saque. Sua ação será percebida apenas pelo sistema de segurança do banco, acionando-o automaticamente. Essa tecnologia vem sendo estudada pela Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central- CODEPLAN há, aproximadamente, dois anos. Há bem pouco tempo eram utilizados cartões com código de barras para o controle de acesso das pessoas ao edifício-sede da companhia. Atualmente, a Solução de Controle de Acesso por Biometria implantada na companhia vem sendo utilizada tanto por funcionários quanto por visitantes ou prestadores de serviços no acesso às suas dependências.  

Essa solução reconhece as impressões digitais, por meio de um leitor capaz de capturar e processar, com bom grau de precisão e rapidez, características como sulcos e bifurcações, além de temperatura e pulsação. Ela está em fase de implantação pela Codeplan em outros órgãos do Governo do Distrito Federal – nas secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Ação Social e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; na Terracap e Administração Regional de Taguatinga.  

Na Secretaria de Ação Social estão sendo feitos estudos para utilização dessa tecnologia em atividades desenvolvidas no presídio da Papuda e no Caje.  

Experiência de sucesso foi realizada junto aos beneficiários dos programas sociais do Governo do Distrito Federal, nas cidades de Santa Maria, São Sebastião e Gama. Nessas localidades, a CODEPLAN recadastrou 23.056 beneficiários utilizando a tecnologia, agregando ao banco de dados do Cadastro Único as novas informações dos requerentes – foto e digital – conferindo mais segurança às informações colhidas.  

Ao implantar a tecnologia por biometria, tanto na própria Companhia como em outros órgãos do Complexo Administrativo, a CODEPLAN coloca o Governo do Distrito Federal entre as instituições pioneiras na utilização dessa tecnologia para controle e identificação de pessoas. Com os avanços da tecnologia, o mundo moderno pede a libertação de alguns objetos, como os famosos crachás de acesso que, muitas vezes, acabam sendo esquecidos no carro, em casa ou perdidos na rua.  

Com a simples leitura dos pontos das digitais, que se tornam impossíveis de serem copiados, os acessos aos órgãos públicos tornam-se mais fáceis e mais seguros. Espera-se que, em breve, a biometria substitua todos os outros métodos de identificação existentes hoje em dia.  

(*) Durval Barbosa é presidente da Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central- CODEPLAN

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br