Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/04 às 14h03 - Atualizado em 29/10/18 às 11h54

Inaugurada oitava unidade do CITI

(29/09/2004 – 11:03)

Inaugurada na manhã desta quarta-feira, 29/09, mais um Centro Integrado de Tecnologia da Informação – CITI. A oitava unidade foi implantada em Candangolândia na Rua dos Transportes Área Especial 01 – ao lado da Administração da cidade. Resultado da parceria entre a Companhia do Desenvolvimento do Planalto Central – CODEPLAN e a Administração Regional daquela cidade, o CITI tem o objetivo de oferecer aos jovens carentes e moradores do local, cursos citicandangolandiagratuitos com informações básicas na área de Informática. No final do curso, o aluno recebe o certificado de conclusão.

A solenidade de inauguração foi uma das mais prestigiadas, com a presença da senhora Maria de Lourdes Abadia, Excelentíssima Vice-Governadora do DF, o presidente da CODEPLAN Durval Barbosa, o administrador de Candangolândia João Dantas, o secretário de Solidariedade Milton Barbosa, o secretario da Agência do Desenvolvimento e Infra-estrutura e Obras Tadeu Filippelli, o Secretário para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Izalci Lucas, o deputado Expedito Bandeira, vários administradores regionais e demais autoridades civis e militares. O evento contou, ainda, com lideranças e moradores da comunidade.

Para Durval Barbosa, presidente da CODEPLAN, empresa responsável pela implantação dos laboratórios de informática, Candangolândia será privilegiada, pois oferece uma demanda menor em relação às demais regiões administrativas. O presidente da CODEPLAN, em visita às salas de aula, deu uma boa notícia aos alunos: “Quando atendermos toda a demanda para esses cursos básicos, planejamos oferecer cursos mais avançados e especializados na área, visando à plena capacitação de vocês”, disse ele.

O Administrador de Candangolândia, João Dantas, em seu discurso, agradeceu a parceria da CODEPLAN:”Esse é um momento histórico para Candangolândia, a CODEPLAN fechou uma lacuna que existia nessa cidade. Agora nossos jovens e adultos vão receber qualificação profissional. O CITI é de fundamental importância para o segmento social a que se dispõe”, concluiu o Administrador.

A Vice-Governadora, Maria de Lourdes Abadia, após atender aos anseios de populares da comunidade da Vila Grêmio, que já a aguardavam no local, descerrou a placa de inauguração, lembrando que o desejo do Governador Roriz é que ninguém no Distrito Federal passe por dificuldades. “Isso justifica mais essa inauguração”, disse. “É com muita satisfação que inauguramos a oitava unidade do CITI. A comunidade de Candangolândia terá do que se orgulhar. O CITI veio para qualificar nossos jovens e adultos, gratuitamente. Pelo alto custo dos cursos particulares, sem o CITI, eles jamais poderiam concluir um curso do nível que é ministrado aqui”. Finalizando, a Vice-Governadora lembrou que a meta da CODEPLAN é formar mais 15 mil alunos até o fim deste ano.

Erson Pereira, 19 anos, aluno do turno matutino dessa primeira edição do CITI de Candangolândia, comemora: “Assim que fiquei sabendo das inscrições, liguei para o 156 no mesmo dia. Eu jamais poderia fazer esses cursos. Agradeço essa oportunidade, assim vai ficar bem mais fácil para arrumar emprego”.

Os interessados em garantir uma das vagas no CITI de Candangolândia para as próximas edições podem ligar e fazer sua reserva pelo telefone 156 – Serviço de Atendimento ao Cidadão, de segunda à sexta-feira, de 7h às 21h, nos fins de semana e feriados de 8h às 18h.

O CITI está implantado nas cidades de Ceilândia, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Brazlândia, São Sebastião e Samambaia, atendendo por mês mais de 3.500 treinandos. Trinta mil quatrocentos e vinte e oito alunos já receberam os certificados e até dezembro de 2004, a CODEPLAN vai viabilizar uma unidade da escola na Vila Planalto e uma na zona rural.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br