Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/06/21 às 10h51 - Atualizado em 11/06/21 às 19h30

IUDA-DF: estudo sobre desempenho urbano ambiental foi lançado nesta sexta-feira (11)

O índice visa avaliar e monitorar o comportamento ambiental das áreas urbanas e RAs da Capital

 

Desde a construção de Brasília, houve um grande crescimento populacional no Distrito Federal. Atualmente, estima-se que cerca de três (3) milhões de pessoas habitam na Capital, onde quase 97% vivem na área urbana. Com isso, aproximadamente 60% da vegetação natural do DF foi reduzida para dar espaço aos centros urbanos, pastos e áreas agrícolas.

 

O Índice Urbano de Desempenho Ambiental do Distrito Federal (IUDA-DF), foi lançado pela Codeplan, em transmissão ao vivo, nessa manhã (11), com intuito de avaliar e monitorar o comportamento ambiental das áreas urbanas de cada região administrativa afim de subsidiar a elaboração de instrumentos de planejamento urbano e a gestão de políticas públicas ambientais. Renata Florentino, diretora de estudos urbanos e ambientais da Codeplan, ressalta sua importância: “O IUDA é importante para focarmos localmente algumas políticas públicas pra dar conta de melhorar as condições de vida da população.”

 

Jean Lima, presidente da Codeplan, completa: “As políticas baseadas em evidências para planejamento territorial e para a gestão de política ambiental no DF são importantes, e o índice serve para contribuir na formação desse tipo de política”.

 

Para a realização do estudo, foram utilizados dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) 2018, e em sua construção, foram selecionados indicadores que caracterizam quatro dimensões: Área Verde, Saneamento Básico, Sustentabilidade e Resiliência. A partir desses indicadores, o IUDA apresentou uma síntese da sustentabilidade ambiental das Regiões Administrativas do DF.

 

“Com o estudo é possível perceber como que as áreas verdes são mais frequentes nas RAs de maior renda no DF, enquanto o saneamento básico, que no geral tem um bom desempenho pro DF como um todo, as vezes não tem um desempenho tão bom, justo em algumas RAs de maior renda, como Lago Norte, Jardim Botânico e Vicente Pires. O desdobramento desse índice é ver, justamente, como o espaço urbano afeta o bem estar da população e como a infraestrutura verde e essas dimensões de sustentabilidade tem um papel fundamental nisso.”, explicou Florentino.

 

Acesse aqui a:

Apresentação

Sumário Executivo

Estudo

Apresentação do estudo (canal oficial da Codeplan no Youtube)

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br