Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/19 às 12h43 - Atualizado em 17/09/19 às 15h33

Inflação no DF fica em 0,08% em agosto

Já a inflação acumulada no ano para o DF, de 1,97%, pelo segundo mês seguido foi a terceira menor do país, também abaixo do acumulado nacional, de 2,54%.

 

 

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) ficou em 0,08% em agosto no Distrito Federal, ante uma alta de 0,22% em julho, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

VEJA A ANÁLISE COMPLETA NO BLOG CONJUNTURA ECONÔMICA

 

O índice ficou abaixo do registrado para o Brasil, que foi de 0,11%. Já a inflação acumulada no ano para Brasília, de 1,97%, pelo segundo mês seguido foi a terceira menor do país, também abaixo do acumulado nacional, de 2,54%.

 

Segundo análise apresentada na Codeplan na manhã desta sexta-feira (6), o grupo com maior contribuição para alta foi Habitação, que em Brasília registrou variação de 1,08%, e teve contribuição de 0,11 pontos percentuais. Os principais responsáveis foram energia elétrica, que teve mudança de bandeira tarifária de amarela para vermelha patamar 1 e o aluguel residencial.

 

De outro lado, a principal contribuição negativa, que evitou o maior aumento do IPCA de Brasília foi do grupo Transportes. Novamente impactado pelas passagens aéreas, dessa vez com queda de 11,3% e contribuição de -0,27 pontos percentuais. Já a gasolina teve contribuição positiva, de 0,06 pontos percentuais, sendo um dos itens de destaque do lado da alta.

 

“As passagens aéreas têm um peso maior no orçamento das famílias de Brasília do que no resto do país e, em geral, é um item que tem variações muito grandes. No último mês, acabou contribuindo para não tivéssemos uma alta maior na inflação”, explica a gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Clarissa Jahns Schlabitz

 

Alimentos em queda – O segundo grupo com maior queda no mês de agosto foi Alimentação e Bebidas, que registrou redução de 0,23% no índice e impacto de -0,05 pontos percentuais. Esse resultado advém de redução de preços nos produtos de alimentação no domicílio, como batata-inglesa, laranja-pera e tomate.

CODEPLAN - Governo de Brasília

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br