10/05/16 às 20h15 - Atualizado em 29/10/18 às 11h50

PDAD aponta alto nível de escolaridade e de renda no Park Way

Apesar da queda na renda per capita, 5.207,54, comparada com a renda de 2013, 5.888,57, o Park Way desponta também – entre as regiões administrativas já divulgadas pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) – como cidade com percentual considerável de pessoas, 50,18%, que possui ensino superior completo, incluindo especialização, mestrado e doutorado. Além disso, a cidade conta apenas com 0,66% de analfabetos, segundo revelou a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), divulgada nesta manhã, 10, pela Companhia.

Para o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Bruno de Oliveira Cruz, a alta escolaridade está correlacionada à elevada renda dos moradores da cidade, que abriga uma população urbana de 19.824 habitantes, com 5.920 domicílios urbanos. “Hoje, a cidade do Park Way cresceu 0,25%, comparada a 2013, quando a população era de 19.727 habitantes, com pequena predominância de pessoas do sexo masculino, 50,33%”, afirmou.

Cruz disse que, do total de habitantes da RA do Park Way, 50,04% estão na faixa etária de 25 a 59 anos, seguidos da população de zero a 14 anos, 14,77%, e os idosos, acima de 60 anos, somam 22%. Destacou, também, que têm acesso à internet 97% dos jovens e 80% da população geral, “o que mostra um quadro favorável de acesso o quanto a população do Distrito Federal está conectada”.

Postos de trabalho

No que diz respeito à ocupação remunerada, os setores que mais se destacaram na cidade foram a Administração Pública – direta e indireta – 36,69%, Comércio, 17,63% e Serviços Gerais, 11,58%. Entre os que estão acima de dez anos de idade, 48,80% têm atividades remuneradas, 21,70% são aposentados e 16,18%, estudantes.

Iluminação pública e ruas asfaltadas atendem próximo de 92% dos domicílios e meio-fio e calçadas 87% e 85%, respectivamente, e 42% contam com rede de água pluvial. Em relação à coleta de serviços de limpeza urbana, apenas 52% dos domicílios são atendidos, 48% dão outro destino ao lixo. Já a energia elétrica pela rede geral está presente em todos domicílios, e o abastecimento de água, em 99%.

O gerente de Estudos Urbanos, da Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais, Sérgio Ulisses Silva Jatobá, traçou um retrato da evolução urbana e disse que a área já está consolidada. “A cidade, que foi criada com o objetivo de se tornar um cinturão verde, teve o conceito de cidade-jardim. Antes de se tornar região por força de lei, a cidade pertencia ao Núcleo Bandeirante. Em 2003, como região administrativa, a cidade tem na sua configuração a horizontalidade, com casas feitas em construção permanente, em sua maioria. Destas, 97,80% são casas e 1,60%, apartamentos”, completou Jatobá.

Ele disse ainda que a RA apresenta três áreas de proteção ambiental e três parques que não estão implantados. Quanto aos equipamentos públicos, requer mais atenção, e com relação à infraestrutura, afirmou que está praticamente universalizada. Mais de 81% dos habitantes moram em ruas arborizadas, 64,33% estão próximos a um ponto de encontro comunitário e 58,32%, próximos a ciclovias.

O diretor de Estudos Urbanos e Ambientais, Aldo Paviani, equiparou a RA ao estilo americano, com bastantes mananciais que apontam para o desenvolvimento do turismo. E que o fato de 62% da população trabalhar no Plano Piloto e ter que se deslocar da cidade, contribui para aumentar o problema da mobilidade urbana. “No futuro, a área será equipada com comércio, padaria”, acredita.

Esteve presente na composição da Mesa o representante do administrador regional da cidade, o senhor Arcenio Cheruinski, que parabenizou a Codeplan pelo empenho na divulgação dos dados para a região.

Acesse a íntegra da pesquisa.

Reportagem: Eliane Menezes
Fotos: Toninho Leite