Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/09/13 às 19h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h49

Perfil dos idosos no Distrito Federal

A Codeplan disponibiliza o trabalho Perfil dos Idosos no Distrito Federal segundo as Regiões Administrativas com base nos dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD/DF-2011), pesquisa realizada nas 30 Regiões Administrativas do Distrito Federal.

 

A crescente participação do idoso na população, assim como na força de trabalho, tem levado à realização de estudos e pesquisas com vistas à importante necessidade de elaboração de políticas públicas para esse segmento.

A combinação da elevada esperança de vida ao nascer, com a redução na taxa de fecundidade, resultou no envelhecimento progressivo do indivíduo e aumento da participação desta faixa etária no total da população, diz o estudo.

 

O conhecimento da situação socioeconômica é importante no estudo da velhice, no sentido de criar oportunidades e eliminar preconceitos contra este segmento da sociedade.

 

Para tanto, se faz necessário, primordialmente apresentar a conceituação sobre a faixa etária considerada. Segundo a definição da Organização Nacional das Nações Unidas para países em desenvolvimento, são consideradas idosas as pessoas com 60 anos ou mais de idade, faixa também acatada no Brasil – Estatuto do Idoso (Presidência da República, 2003) e escolhida para esse estudo.

 

A população idosa (pessoas de 60 anos e mais) no Distrito Federal somava pouco mais de 326 mil pessoas, o equivalente a 12,8% da população total. Os maiores contingentes residiam na RA Brasília (Plano Piloto) e em Ceilândia, com pouco mais de 45 mil em ambos os casos, com cada uma representando cerca de 14,0% da população idosa do Distrito Federal.

Deve-se registrar, entretanto, que o Plano Piloto responde por apenas 8,2% da população do DF, ao passo que Ceilândia responde por 15,8%. O terceiro maior contingente residia em Taguatinga, pouco mais de 36 mil, ou 11,1% do total.

Em termos relativos, as maiores participações de idosos na população total são verificadas nas RAs mais consolidadas, com renda mais elevada, casos do Lago Sul (30,1%), Plano Piloto (21,9%) e Lago Norte (19,8%).

 

Águas Claras e Sudoeste, muito embora sejam regiões de alta renda, apresentavam baixos percentuais de população idosa, 10,5% e 11,9%, respectivamente, por se tratarem de regiões de criação mais recente e consequente população mais jovem.

 

Destaques ainda para os percentuais elevados de idosos observados no Gama (18,5%) e em Taguatinga (18,3%), RAs consideradas de renda média e mais antigas. Já os menores percentuais de idosos na população total ocorriam nas RAs de renda baixa: Estrutural (3,2%), Itapoã (4,4%), Varjão (5,2%), São Sebastião (5,2%) e Recanto das Emas (5,9%).

 

Confira o estudo, na íntegra: Perfil do Idoso no DF – segundo as Regiões Administrativas.

CODEPLAN - Governo do Distrito Federal

Companhia de Planejamento do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal - SAM, Bloco H, Setores Complementares - CEP: 70.620-080 - codeplan@codeplan.df.gov.br